Notícias

Comissão de Segurança decide por novas ações

08 de Abril de 2011

         A Comissão pela Segurança Pública, criada pela Câmara Municipal de Passos para combater o aumento da criminalidade na cidade, projeta novas ações. Depois de conseguir as primeiras vagas para internação de menores infratores em centros de recuperação fora de Passos, a Comissão vai buscar agora trabalhar na defesa da melhor conservação das praças, parcerias para coibir a venda de bebidas alcoólicas a menores, por limpeza de terrenos baldios e melhor iluminação das vias públicas.

         O conjunto de ações foi discutido em nova reunião do grupo na noite de quinta-feira (7 de abril) no plenarinho da Câmara. O comandante de área da Polícia Militar, coronel José Dimas Fonseca, o subcomandante do 12º BPM, major Izaldo, e o delegado regional de polícia, Rogicélio Gomes, estiveram presentes.

         Serão despachados ofícios, entre outros, para a Prefeitura, pedindo a melhor conservação das praças e para a limpeza dos terrenos sujos, e para a Cemig, solicitando a recuperação da iluminação em vias que se encontram prejudicadas. A idéia é dificultar a vida dos marginais, que têm se aproveitado do mato em terrenos e da escuridão em muitos lugares para o tráfico e consumo de drogas. A representante da Fesp, Carla Caixeta, propôs um programa de parcerias para atendimento a dependentes químicos e moradores de ruas, para acabar com a concentração deles nas praças.

         O presidente da Comissão, vereador Edmilson Amparado (PMDB), disse que o Juizado da Infância e da Juventude entrou em contato com o deputado estadual Cássio Soares, para encaminhar a autoridades competentes do Estado uma listagem de 16 menores com necessidade de internação imediata. O vice-presidente, empresário José Eustáquio do Nascimento, o Taquinho, disse que a liberação de vagas para esses menores deixou de ser problema. De acordo com ele, o subsecretário de Política Urbana, Renato Andrade, que também está ajudando, assegurou que o que houver necessidade de vagas elas serão liberadas.

         Taquinho informou que também está sendo acertada a reunião em Passos dos órgãos de segurança aos moldes do Igesp, integração e gestão que já acontece ao nível de Estado. Nesse contexto, o delegado Rogicélio afirmou que a Policia Civil vem elaborando em conjunto com a Polícia Militar um plano de ações, para intensificação do combate ao crime.

         O coronel Dimas considerou um passo importante a Comissão estar conseguindo a internação de menores nos centros de recuperação, porque segundo ele a certeza de impunidade está acabando. Ele considera também a idéia do Igesp um avanço e anunciou que estão adiantados os estudos para a criação de uma nova companhia da PM em Passos, especializada em tático móvel.

         O presidente do Consep, Frederico Ozanan, defendeu tolerância zero para a questão dos menores, sugerindo providências rígidas para não permitir a presença deles nas ruas à noite. O jornalista Carlos Alberto Alves, por sua vez, disse entender que é preciso combate intenso das polícias ao tráfico de drogas, depois de assinalar que o problema é o fator maior gerador da criminalidade. O jornalista Enio Modesto, que representa a imprensa no grupo, defendeu maior policiamento na porta de escolas. O advogado Rodrigo Moraes Maia representou o presidente da subseção da OAB, Adilson Peixoto.

© 2019 Câmara Municipal de Passos
Todos os direitos resevados.