Notícias

Audiência: vereadores sugerem ações de combate à dengue

23 de Março de 2009

          A Câmara Municipal de Passos realizou Audiência Pública para debater a situação do Núcleo de Zoonoses da Prefeitura Municipal e aproveitou para sugerir medidas de combate ao mosquito Aedes Aegypt e ao caramujo africano, que vem infestando a cidade. Os vereadores querem a intensificação do trabalho, dado aos riscos de uma epidemia de dengue e de doenças que podem ser transmitidas pelo caramujo.
         A Audiência Pública foi realizada na noite de quinta-feira (19 de março) a pedido do vereador Luis Carlos do Souto Júnior (Dentinho), tendo contado com as presenças do secretário municipal de Saúde, Edvar Batista Andrade, da diretora do Departamento de Vigilância Sanitária, Tânia Soares Garcia, e o do coordenador do Núcleo de Controle de Zoonoses, Carlésio Júlio de Almeida.
         O coordenador do Núcleo  admitiu a situação de gravidade, afirmando que a cidade está à beira de uma epidemia de dengue, tendo em vista o grande número de focos do mosquito transmissor. Mas segundo ele – para quem é grave também o crescimento do número de escorpiões - a Prefeitura tem trabalhado duro no combate, mesmo com número insuficiente de agentes que visitam as casas. O secretário Edvar Andrade revelou que em caráter temporário mais 15 agentes estão sendo contratados para ajudar na campanha.
         O vereador Luis Carlos (Dentinho) sugeriu a mobilização inclusive dos atiradores do TG 04-014, nos mutirões que vêm sendo realizados de limpeza da cidade. O vereador Dr. Cláudio Félix disse que está preocupado com as denúncias que envolvem o Núcleo de Zoonoses. O vereador Jéferson Faria (Jefinho), que denunciou o problema de desvio de funções na repartição, disse ter tido a garantia da Prefeitura de que a irregularidade conhecida como “casa fria” – a residência colocada no relatório do agente, quando na verdade esse não a teria visitado – já teria sido sanada.
         A vereadora Cenira de Fátima Gomes Macedo (Tia Cenira ) alertou que há muito terreno abandonado e muito acúmulo de lixo, fatores segundo ela que facilitam para o mosquito Aedes e para o caramujo. O vereador Paulo Rodrigues ressaltou a necessidade das visitas às casas ser feita também nos finais de semana, pois segundo ele são muitos os casos de moradias que ficam fechadas em outros dias porque marido e mulher trabalham.
         Por sua vez, o vereador Marcos Salutti afirmou estar muito preocupado com o crescimento do número de caramujos. O vereador Edmilson Amparado sugeriu ser importante mobilizar as escolas para os mutirões, porque segundo ele a educação com crianças é fundamental para eliminar os focos de reprodução do mosquito. O vereador Antonio Donizete (Zetinho) defendeu que meios de acesso a toda a população, como rádio, sejam usados em campanhas de conscientização.
         Para os representantes da Prefeitura, combater a dengue passa pela necessidade de toda a comunidade estar envolvida. Carlésio Almeida lembrou que os maiores focos do mosquito são encontrados  na área central da cidade, exatamente porque muitos moradores se negam a receber a visita dos agentes. Segundo eles, uma grande campanha está sendo preparada, inclusive com o uso dos jovens que iniciarão o serviço militar.
         O presidente da Câmara, vereador Nivaldo Chaparral, considerou o debate proveitoso, porque contribuiu para inúmeras sugestões que poderão ser usadas . Ele destacou também a preocupação do Legislativo estar sintonizado com os anseios da comunidade, afirmando que a Casa é um lugar de debates.
 
SDPL/jpe
008/2009
20/03/09

© 2019 Câmara Municipal de Passos
Todos os direitos resevados.