Notícias

Comissão de saúde debate sobre Dengue no município

09 de Fevereiro de 2024

Em Minas, foram registrados mais de 32 mil casos sugestivos de dengue, com 11 mil confirmados. Passos apresenta mais de 400 casos, conforme informado na apresentação.

Comissão de saúde debate sobre Dengue no município

A Comissão de Saúde promoveu, nesta tarde de terça-feira, 30 de janeiro, uma reunião envolvendo membros da Secretaria de Saúde, vereadores e o Conselho de Saúde, para discutir estratégias de combate à Dengue no município. A condução da reunião ficou a cargo dos membros da Comissão, vereadores Francisco Sena (presidente) e Dentinho (membro).
 
 
Bruno Guimarães, Diretor de Saúde Coletiva, apresentou o panorama epidemiológico, destacando que o município está aderindo ao Decreto Nº 164, emitido pelo governador Romeu Zema, uma medida seguida por todos os municípios. Em Minas, foram registrados mais de 32 mil casos sugestivos de dengue, com 11 mil confirmados. Passos apresenta mais de 400 casos, conforme informado na apresentação.
 
 
A Comissão também abordou a presença dos tipos II e III da Dengue no município, com análises enviadas para determinar a circulação viral. Diante das preocupações com os tipos III e IV, a equipe da Secretaria de Saúde detalhou as ações de combate em andamento e as medidas planejadas.
 
 
O vereador Francisco Sena, presidente da Comissão de Saúde, levantou questões sobre a situação do Cemitério Municipal, com túmulos danificados e vegetação alta, possíveis fatores para a proliferação do mosquito. O secretário de Saúde, Thiago Salum, explicou que a aplicação de inseticidas no local é restrita devido ao risco de disseminação de outros insetos, como baratas e escorpiões, causando transtornos aos moradores do bairro.
 
 
A Coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Paula Freitas, informou que não há previsão para a chegada da vacina no município, sendo os municípios selecionados de acordo com critérios estabelecidos pelo Ministério da Saúde.
 
 
 
 
A presidente da Câmara, Aline Macêdo, e os vereadores Alex Bueno, Gilmara Oliveira, Michael Silveira, Mauricio Silva e Edmilson Ampara também estiveram presentes na reunião.

© 2019 Câmara Municipal de Passos
Todos os direitos resevados.