Notícias

2ª Audiência levanta mais propostas: Furnas

19 de Abril de 2001


A Câmara Municipal de Passos realizou na noite da última quarta-feira (dia 18) a 2ª Audiência Pública, visando levantar propostas de mobilização contra a privatização de Furnas Centrais Elétricas. A Audiência, organizada pela Comissão de Educação, Cultura, Desporto e Lazer, foi muito concorrida, reunindo mais de 300 participantes, incluindo estudantes das escolas de ensino médio.
Entre as propostas levantadas, foi sugerida a idéia de uma marcha saindo de Passos, no dia 1º de maio, em direção ao acampamento de Furnas, onde estará acontecendo um ato público de repúdio à proposta de privatização. A Audiência contou com a participação da grande maioria dos vereadores passenses.
Representantes de 8 cidades, entre prefeitos e vereadores, atenderam ao convite da Câmara de Passos para a 2ª Audiência. Estiveram presentes, entre outros, o prefeito de Guapé e presidente da Associação dos Municípios do Lago de Furnas (Alago), José Rogério Lara, e o prefeito de São José da Barra, João Passos. Estiveram representadas com vereadores as câmaras municipais de São José da Barra, Carmo do Rio Claro, São João Batista do Glória, Delfinópolis, Itaú de Minas, Pratápolis e Cássia. O prefeito José Hernani Silveira foi representado pelo secretário de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Telmo Santiago.
Sete escolas da rede oficial e particulares enviaram alunos, enriquecendo os debates.
A sessão foi instalada pelo presidente da Casa, vereador Marcos Salutti, e logo em seguida a direção dos trabalhos entregue ao vereador Auro Maia, que preside a Comissão organizadora do evento. A palavra esteve aberta a todos os participantes. No encerramento, às 22h30, houve a votação do encaminhamento das propostas.
Há uma unanimidade regional contra a proposta de privatização, devido aos prejuízos que ela trará para as comunidades. Além do risco da venda de Furnas, a região já vem sofrendo muito com o baixo nível reservatório, o que tem causado grande impacto social e econômico aos municípios, sobretudo aqueles 34 chamados de lindeiros, banhados pelo Lago de Furnas.
A Câmara Municipal de Passos foi a primeira na região a iniciar a mobilização contra a privatização. A primeira audiência do "Movimento Integrado de Resistência à Privatização de Furnas e das Águas" foi realizada no dia 28 de março. Naquela data, uma das primeiras propostas votadas foi de que, para crescer, o movimento precisava contar com núcleos de resistência em cada um dos municípios. E é exatamente isso que tem acontecido, já que a maioria das câmaras já abraçou a idéia de mobilizar suas comunidades.
No início da semana, aconteceram audiências nas cidades de Formiga e Carmo do Rio Claro. No meio da semana, nova mobilização estava prevista para acontecer na cidade de Boa Esperança.
O presidente da Câmara Municipal de Passos, Marcos Salutti, lembra que apesar de não ser banhado pelo Lago de Furnas, o município é parte também interessada, porque tem à sua volta o reservatório de Peixotos (Usina Mascarenhas de Moraes). "Passos perdeu muitas terras férteis à época da construção da barragem", afirma Salutti. Ele destaca que também a Usina de Peixotos pertence a Furnas Centrais Elétricas e poderá ser vendida, na hipótese da privatização.
A Comissão de Educação está conclamando todas as pessoas e entidades organizadas para o ato público de 1º de maio, no acampamento de Furnas. A intenção é mobilizar grande número de pessoas com faixas, cartazes e pronunciamentos, visando chamar a atenção lá fora para o fato de que a região não aceita a privatização.




Reunião vê situação do Cismip

A Comissão de Saúde e Ação Social da Câmara Municipal de Passos, realiza nesta sexta-feira, amanhã, dia 20 de abril, reunião pública para debater assuntos relacionados ao Consórcio Intermunicipal de Saúde da Microrregião de Passos, o Cismip. A reunião está marcada para às 20h, no prédio da Câmara Municipal
O objetivo do encontro, para o qual foram convidados vereadores de todos os municípios filiados ao Consórcio, é conhecer a situação da instituição, tendo em vista o anúncio recente de que ela passa por uma reestruturação.
O presidente da Comissão, vereador Joaquim Eurípedes do Nascimento, o Tigrão, está convidando para a reunião, além dos vereadores de Passos, as câmaras de Alpinópolis, São José da Barra, Itaú de Minas, Bom Jesus da Penha, Nova Resende, São João Batista do Glória e Fortaleza de Minas.
Além das câmaras, foram despachados convites para segmentos representativos, como a União das Associações de Bairros, para todas as instituições relacionadas com o Consórcio e para pessoas que já ocuparam a sua direção.


ACS/jpe
016/2001
19/04/01

© 2019 Câmara Municipal de Passos
Todos os direitos resevados.