Notícias

Câmara realiza formatura do Parlamento Jovem 2023

27 de Outubro de 2023

Neste ano foi trabalhado o tema ?Jovem e Mercado de Trabalho?, onde ao longo do ano os alunos puderam participar de várias ações como palestras, plenárias e debates.

Câmara realiza formatura do Parlamento Jovem 2023

Foi realizada nesta última quarta-feira, 25 de outubro, a cerimônia de finalização do projeto deste ano, onde os alunos receberam o certificado.  O Parlamento Jovem é um programa de formação política, voltada aos estudantes do ensino médio dos municípios de Minas Gerais. Ele proporciona uma oportunidade única de explorar o mundo da política e os mecanismos de participação no Poder Legislativo, tanto a nível municipal quanto estadual.
 
 
Neste ano foi trabalhado o tema “Jovem e Mercado de Trabalho”, onde ao longo do ano os alunos puderam participar de várias ações como palestras, plenárias e debates. Foram realizadas várias propostas que poderão ser implementadas, todas voltadas a melhorias de políticas públicas ao jovem dentro do tema trabalhado. 
 
 
Com grande entusiasmo, os jovens expressaram a alegria de receber seus merecidos certificados, demonstrando sua satisfação por terem feito parte desta edição do projeto. Foram mais de 35 jovens, representando tanto escolas públicas quanto particulares.
 
 
Três alunas, Ana Luiza Ottoni, Maria Alice Souza e Maria Eduarda Alexandrina, tiveram a oportunidade de discursar em nome de toda a turma. Elas compartilharam a importância das experiências vivenciadas: "Nossas jornadas nos levaram a lugares fascinantes e nos apresentaram a pessoas incríveis. Aprendemos que, quando unimos nossas vozes e esforços, somos capazes de alcançar feitos que, muitas vezes, só podíamos imaginar. Juntos, desenvolvemos propostas de leis que, no futuro, poderão se tornar realidade e efetuar mudanças positivas em nossa sociedade."
 
 
A cerimônia contou com a presença do Superintendente Regional de Ensino de Passos, Inácio Ferreira da Silva Júnior, que parabenizou os formandos e ressaltou a importância do projeto. Ele destacou como o Parlamento Jovem permite que os jovens sejam ouvidos e participem ativamente na sugestão de melhorias na sociedade e na criação de políticas públicas.
 
 
O Coordenador do Projeto, vereador Dirceu Soares, expressou sua satisfação ao ver os familiares dos alunos presentes e comentou sobre o desenvolvimento dos jovens ao longo do projeto. Ele enfatizou: "Esse projeto permite que o jovem se empodere, essa é a nossa intenção, que o jovem saiba de seus direitos, cobre por eles e contribua com propostas, como eles fizeram. Eu olho para cada um de vocês com muita esperança."
 
 
A Coordenadora e Presidente da Câmara, Aline Macêdo, emocionada, expressou sua felicidade ao testemunhar o crescimento dos jovens participantes. Ela agradeceu às escolas por suas parcerias e, principalmente, aos professores que acreditaram no projeto e contribuíram para que os jovens pudessem participar. Aline Macêdo finalizou com palavras inspiradoras: "Estamos plantando uma semente, junto com os jovens estamos fazendo a diferença para toda a sociedade. Quero que vocês, jovens, saibam que podem ser o que quiserem, alcançar todos os sonhos e objetivos. Vocês fizeram propostas incríveis e merecem todos os aplausos."

© 2019 Câmara Municipal de Passos
Todos os direitos resevados.