Notícias

Secretaria de Saúde apresenta o 2º Quadrimestre Detalhado à Câmara Municipal

19 de Outubro de 2023

A reunião foi conduzida pela Comissão de Saúde, composta pelos vereadores Francisco Sena, Dirceu Soares e Dentinho, o vereador Alex Bueno também participou da reunião.

Secretaria de Saúde apresenta o 2º Quadrimestre Detalhado à Câmara Municipal

A Secretaria de Saúde compareceu à Câmara Municipal na tarde desta quarta-feira, 18 de outubro, para apresentar o 2° Relatório do Quadrimestre Anterior (RDQA) de 2023, que abrange os meses de maio, junho, julho e agosto de 2023. A reunião foi conduzida pela Comissão de Saúde, composta pelos vereadores Francisco Sena, Dirceu Soares e Dentinho, o vereador Alex Bueno também participou da reunião. 
 
A apresentação foi conduzida pela Coordenadora da Atenção Primária, Clarice, e contou com a presença de diversos servidores responsáveis por outros setores da pasta. Durante a exposição da Coordenadora da Atenção Primária, destacou-se o registro de aproximadamente 72.948 atendimentos realizados neste quadrimestre. Além disso, observou-se um aumento no atendimento no Centro de Especialidades, totalizando 5.771 consultas.
 
Foi ressaltada a preocupação com o risco de faltar dieta e materiais hospitalares no município. Diante disso, o Secretário de Saúde solicitou a aprovação do Projeto de Lei N° 102, atualmente em tramitação na Câmara, que busca modificar os limites de suplementações referentes às fontes de recursos utilizados para a abertura de créditos adicionais.
 
O vereador Francisco Sena informou que o Projeto de Lei ainda não chegou à Comissão, mas afirmou que estão disponíveis para contribuir e agilizar sua análise, visando sua posterior votação na Casa. O vereador Dentinho concordou e comprometeu-se a buscar celeridade na elaboração do parecer, contando com o aval do vereador Dirceu Soares.
 
Além disso, durante a reunião, a Coordenadora da Epidemiologia, Paula Freitas, informou sobre a ação em parceria com a Secretaria de Educação, que exige a atualização do cartão de vacinação das crianças como requisito para a renovação da matrícula na rede municipal de ensino. Isso se mostrou essencial devido à significativa queda na vacinação infantil após a pandemia de COVID-19, sendo uma estratégia recomendada pelo Governo do Estado de Minas Gerais.
 
O Secretário de Saúde, Thiago Salum, também anunciou que está em andamento o planejamento para a construção de duas Unidades Básicas de Saúde (UBS) no município, por meio do novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) do Governo Federal. Uma dessas UBS será instalada no bairro Nova Passos, que experimentou um notável aumento na população local.

Secretaria de Saúde apresenta o 2º Quadrimestre Detalhado à Câmara Municipal

© 2019 Câmara Municipal de Passos
Todos os direitos resevados.