Notícias

Grupo Damas participa de roda de conversa na Câmara

19 de Outubro de 2023

As mulheres relataram as experiências do tratamento, as dificuldades que conseguiram superar.

Grupo Damas participa de roda de conversa na Câmara

O Grupo Damas, que reúne mulheres que tiveram e ou se tratam do câncer de mama, foi convidado para estar na Câmara Municipal de Passos numa roda de conversa, com o objetivo de relatar experiências e sugestões. O evento aconteceu hoje (17 de outubro) à tarde no plenário dentro das atividades do “Outubro Rosa”, em que a Câmara buscar contribuir na prevenção do câncer de mama.
 
As mulheres relataram as experiências do tratamento, as dificuldades que conseguiram superar. E assinalaram como podem dar a contribuição na prevenção. O grupo é ligado ao Hospital Regional do Câncer de Passos, ex-pacientes que se curaram. Nas falas os vereadores ressaltaram o compromisso da Câmara para com o HRC, lembrando  que a Câmara tem destinado emendas impositivas para o Hospital.
 
A presidente da Câmara, Aline Macedo, deu as boas-vindas, afirmando que o objetivo de escutar experiências é buscar políticas públicas que possam contribuir na prevenção e, por conseguinte, na redução do número de casos da doença. Ela explicou que em ações de educação de cidadania, a Câmara pode ajudar também através de campanhas publicitárias institucionais, por meio da Escola do Legislativo. Aline parabenizou as damas pela luta.
 
Na mesma linha, o vereador Maurício Silva, vice-presidente da Câmara destacou a importância da conscientização diante do fato do câncer de mama ainda ter números assustadores. Segundo ele, é uma luta em que os agentes públicos têm a obrigação de escutar para aprender com quem pode relatar as experiências.
 
O vereador Luis Carlos/Dentinho , depois de lamentar que ele mesmo perdeu a mãe para a doença, disse que conhece o sofrimento e como é importante a conscientização.  O vereador Francisco Sena lembrou que também perdeu sua mãe na batalha contra o câncer de mama, enfatizando que a família sofreu muito. 
 
Segundo o vereador Alex Bueno, a Câmara tem papel fundamental de poder contribuir com políticas públicas, ressaltando que hoje o HRC felizmente é referência. A vereadora Gilmara Oliveira frisou que as mulheres presentes são vitoriosas e o evento  importante para troca de experiências.

Grupo Damas participa de roda de conversa na Câmara

© 2019 Câmara Municipal de Passos
Todos os direitos resevados.