Notícias

Gesto que pode salvar vidas

30 de Setembro de 2023

O evento no plenário fez parte das atividades do ?Setembro Amarelo?, mês dedicado à prevenção.

Gesto que pode salvar vidas

A Câmara Municipal de Passos, através da Escola do Legislativo, promoveu palestra na noite de quinta-feira (28 de setembro) sobre prevenção ao suicídio. O evento no plenário fez parte das atividades do “Setembro Amarelo”, mês dedicado à prevenção.

 

‘Um gesto de amor pode salvar vidas”, a  temática desenvolvida pela Escola do Legislativo/Câmara Municipal, teve como  palestrantes Roselana Teixeira, coordenadora do ambulatório de saúde mental, e Rafael Costa, psiquiatra – que atua no ambulatório. Cerca de 150 pessoas participaram, principalmente profissionais de saúde e professores.

 

O vereador Dirceu Soares (PSD) deu boas-vindas no evento, lembrando que a depressão como transtorno mental é hoje problema sério de saúde pública. O secretário municipal de Saúde, Thiago Salum, cumprimentou a Câmara e a Escola do Legislativo pelo evento.

 

O psiquiatra Rafael Costa começou sua palestra explicando que a saúde mental é abstrata e que todo o suicídio é prevenível quando há o tratamento na hora certa. Depois de lembrar que o mundo vem registrando cerca de 800 mil suicídios por ano, o profissional apontou que o problema é quarta causa de mortes entre jovens e que em 96% dos casos o suicídio envolve quem tem algum transtorno mental.

 

Utilizando de slides, Rafael Costa apontou iniciativas de quem vive em volta que devem ser tomadas, como prevenção, explicando que a atenção deve ser redobrada  quando se percebe que a pessoa está diferente. Segundo ele, não se deve interpretar o que está vendo como um drama, que é preciso empatia e compreensão e que quem pode ajudar deve encaminhar para um profissional.

 

A coordenadora do ambulatório de saúde mental, Roselana Teixeira, destacou sua fala na valorização da vida, observando que o suicídio é anti-natural. Segundo ela, é preciso o amor próprio, evitando se preocupar diante do que a sociedade vai pensar. Lembrou que é difícil sem ajuda se sair sozinho de uma depressão. Disse que a vida é feita de ciclos, que todo o ciclo se fecha.

 

© 2019 Câmara Municipal de Passos
Todos os direitos resevados.