Notícias

Saúde debate impactos da Heineken

20 de Setembro de 2023

O evento realizado no plenário teve a parceria com o Conselho Municipal de Saúde, reunindo gestores, dirigentes de classes e representantes de organizações públicas.

Saúde debate impactos da Heineken

Plano de impacto na Saúde diante da instalação da cervejaria Heineken. A questão foi tema de debate promovido hoje à tarde (19 de setembro)  pela Comissão de Saúde e Ação Social da Câmara Municipal de Passos. O evento realizado no plenário teve a parceria com o Conselho Municipal de Saúde, reunindo gestores, dirigentes de classes e representantes de organizações públicas.
 
O vereador Luis Carlos\Souto (MDB) abriu os trabalhos ao lado dos vereadores Francisco Sena (Podemos) e Dirceu Soares (PSD), que compõem a Comissão, tendo convidado para a mesa diretora o prefeito de São João Batista do Glória, Celso Henrique, e seu vice, Eder de Paula, o secretário de Saúde, Tiago Salum, o presidente do Conselho Municipal de Saúde, James Soares, e o superintendente da Santa Casa, Daniel Soares.
 
O Conselho Municipal de Saúde apresentou um diagnóstico, mostrando a preocupação de quanto o setor deve ser impactado com a chegada da indústria, cujas obras já começaram. Em contato com a Heineken, o Conselho disse ter sido informado que em muito em breve as obras já devem estar trazendo para Passos cerca de 3.500 trabalhadores para a construção civil.
 
Como sugestões para redução de impactos, o Conselho defende que o município deve se preparar, sugerindo que novas equipes devem ser referenciadas; que os centros de especialidades médicas devem ser reorganizados; que se projete a construção de uma segunda UPA e a implantação de um hospital municipal.
 
O superintendente da Santa Casa lembrou que o turismo na região também vem crescendo a passo “galopante”, o que vem pressionando o sistema de atendimento da saúde. O dirigente disse ser importante plano de contingência, porque ele vai dar  condição de haver uma tranquilidade.  Segundo ele, o orçamento de 2023 do hospital deve ficar próximo de R$ 350 milhões, observando que os recursos parecem vultuosos mas que a Santa Casa depende sempre dos repasses, inclusive de emendas parlamentares, para conseguir suprir crescimento de demanda.
 
O prefeito Celsinho, de São João Batista do Glória, disse que toda a região está vivendo um momento importante de desenvolvimento econômico, ressaltando estar consciente que o município será um dos maiores beneficiários com a Heineken.
 
O vereador Dentinho afirmou ser importante os impactos serem supridos. O secretário de Saúde, Tiago Salum, disse que a Secretaria da Saúde tem desafios e está buscando investimentos, afirmando que equipes de saúde devem ser ampliadas com foco na atenção primária e secundária.
 
O dirigente da unidade de Passos da Universidade Estadual (UEMG), Hipólito Ferreira, disse que a instituição pode contribuir para a instalação da cervejaria, destacando o potencial da Universidade e seus 26 cursos. O presidente do Conselho de Saúde, James Soares, afirmou que o debate acontece numa boa hora, que a expansão industrial preocupa e os impactos podem reduzidos.
 
O vereador Dirceu Soares definiu o momento como importante para o debate. O vereador Francisco Sena, presidente da Comissão, disse que a instalação da indústria reforça a necessidade do planejamento, observando que a saúde e seus equipamentos vão precisar ser reforçados, exemplificando que atualmente a base do Samu em Passos só conta com dois veículos para atender a cidade e região.

Saúde debate impactos da Heineken

© 2019 Câmara Municipal de Passos
Todos os direitos resevados.