Notícias

Associações se reúnem com Vereadores para tratar sobre MROSC

30 de Agosto de 2023

As entidades também mencionam a burocracia e a lentidão nos processos relacionados ao MROSC.

Associações se reúnem com Vereadores para tratar sobre MROSC

Representantes de diversas Entidades Filantrópicas se reuniram na última segunda-feira, 28 de agosto, na Câmara Municipal de Passos, para discutir os desafios que estão enfrentando. As Associações expressaram descontentamento com as abordagens da Comissão Permanente de Parcerias e outras entidades do Poder Executivo, em relação à implementação do Marco Regulatório das Organizações da Sociedade Civil.
 
 
O Marco Regulatório das Organizações da Sociedade Civil consiste em um conjunto de regras e diretrizes estabelecidas pelo governo para regular a interação entre o Estado e as organizações não governamentais (ONGs) e outras entidades sem fins lucrativos. O objetivo é fomentar uma parceria mais transparente, eficaz e colaborativa entre essas organizações e o setor público, visando fortalecer seus esforços em prol do bem-estar social e do desenvolvimento da sociedade.
 
 
As entidades mencionam que a regulamentação atual por parte do Executivo está dificultando a continuidade de suas atividades e que não há um entendimento uniforme sobre a padronização dos procedimentos. Elas solicitam que a administração municipal reveja o decreto municipal em vigor n° 573 para alinhá-lo à Lei 13.019/2014. Além disso, enfatizam a importância de realizar treinamentos e cursos de capacitação sobre a legislação do MROSC, envolvendo todos os interessados, para alcançar uma interpretação unificada.
 
 
Outro ponto destacado é a necessidade de criar um manual com processos e procedimentos relacionados ao MROSC, indicando os responsáveis por cada área, a fim de padronizar os procedimentos no município, proporcionando mais segurança e agilidade. Também é solicitada a implementação de uma plataforma digital, similar à plataforma estadual (SEI), para agilizar os trâmites burocráticos exigidos pelo MROSC.
 
 
As entidades também mencionam a burocracia e a lentidão nos processos relacionados ao MROSC. Elas apontam que, frequentemente, os documentos que precisam ser corrigidos são revisados de forma fragmentada, sem uma análise completa, o que resulta em múltiplas correções. Além disso, observam a falta de padronização entre as secretarias, com diferentes gestores conduzindo os processos de maneiras distintas, resultando em permissões para certas entidades e restrições para outras.
 
 
A presidente da Câmara, Aline Macêdo, propôs a realização de uma Audiência Pública para abordar essas questões, acolhendo a sugestão das entidades de trazer um palestrante e mediador para unificar as interpretações. Ela recomendou que a Audiência Pública fosse conduzida pela Escola do Legislativo, para que a Câmara pudesse contribuir com a mediação.
 
 
Todos os vereadores estiveram presentes e assinaram um documento exigindo ações por parte do município para resolver essas questões. Eles também confirmaram que se reunirão com o Poder Executivo para entregar o documento e buscar soluções.

Associações se reúnem com Vereadores para tratar sobre MROSC

© 2019 Câmara Municipal de Passos
Todos os direitos resevados.