Notícias

Ato público contra a privatização de Furnas no feriado de 1º de maio

30 de Abril de 2001


"Furnas é nossa, Privatização, não!". Este é o tema do ato público que deputados, prefeitos, vereadores e representantes de entidades da sociedade civil vão promover na sede da Usina de Furnas, no município de São José da Barra, no feriado desta terça-feira, dia 1º de maio, Dia do Trabalhador.
A manifestação acontece a partir das 10h e representa mais uma mobilização, das propostas nascidas dentro da Câmara Municipal de Passos contra a venda de Furnas. A Câmara de Passos, através da Comissão de Educação, Cultura Desporto, Turismo e Lazer foi a primeira da região, em fins de março, a realizar uma Audiência Pública com propostas de mobilização da comunidade. Depois dela, tem havido a adesão de praticamente todas as câmaras da região. A idéia da grande marcha em Furnas também nasceu na Câmara de Passos.
A Assembléia Legislativa de Minas Gerais há duas semanas encampou a idéia do ato público. A Frente Parlamentar "Jorge Hannas" Contra a Privatização de Furnas, criada há dois anos, reúne 71 deputados. Vários desses parlamentares são esperados para o evento na Usina de Furnas.
A Câmara Municipal de Passos, em conjunto com a Prefeitura, estará disponibilizando vários ônibus, com transporte gratuito, para as pessoas da cidade que vão a Furnas. Além de sindicalistas, lideranças partidárias, vereadores, professores, representantes de associações e inúmeras outras pessoas da comunidade, que defendem a manutenção de Furnas nas mãos do Estado, os veículos vão servir a inúmeros estudantes, de diversas escolas, que irão também participar do ato.
Como mais uma iniciativa sinalizando a mobilização da comunidade, o vereador Breno Lemos Soares Maia estará liderando na madrugada desta terça-feira uma marcha que irá sair de Passos com o objetivo de chegar a Furnas às 10h. Várias pessoas já aderiram à idéia de percorrer a pé os cerca de 30 km que separam Passos de Furnas.
Além da Assembléia Legislativa, participam da organização do ato público a Associação dos Municípios do Lago de Furnas (Alago), que reúne 34 prefeituras, o Movimento "Minas em defesa das águas", a Frente de Integração Regional contra a Privatização de Furnas - Fórum Nacional de Lutas (seção Minas Gerais), SindeFurnas e as câmaras municipais da região.




ACS/jpe
018/2001
30/04/01

© 2019 Câmara Municipal de Passos
Todos os direitos resevados.