Notícias

Padre italiano vai receber título de Cidadania Passense

18 de Abril de 2006

         Uma reunião especial da Câmara Municipal de Passos está marcada para esta quinta-feira, dia 20 de abril, às 20h, para marcar a entrega do título de Cidadão Passense ao padre Guido Mottinelli. O sacerdote italiano é o atual diretor do Educandário Senhor Bom Jesus dos Passos, mantido pela congregação dos padres rogacionistas, e há três anos atua na cidade.
         O vereador Renato Barbosa de Andrade, autor da proposição de concessão do título, afirma que Guido Motinelli tem sido um benfeitor da cidade, o que justifica a homenagem. “Nossa cidade é enriquecida com seu trabalho evangelizador, levando a todos solidariedade e paz”, salienta.
         Nascido em uma família humilde de Milão, Guido Mottinelli trabalhou a serviço da Congregação no Brasil, antes de chegar a Passos, nas cidades de Brasília e Criciúma. Tem doutorado em Teologia, fala 9 idiomas, biblista e professor de inglês para formação de jovens seminaristas, foi aluno do atual papa Bento XVI. Além do trabalho no Educandário, dá atendimento espiritual a doentes, presidiários e às freiras do Carmelo São José.
         A entrega do título acontece por ocasião em que o padre Guido estará recepcionando em Passos,   no final de semana, cerca de 40 padres e leigos de vários países, que participam na cidade do 3º Encontro de Párocos Rogacionistas. O encontro acontece de 21 a 23 de abril na Casa de Oração da paróquia Nossa Senhora das Graças.
 
 
Solenidade para marcar homenagem a policial militar
 
         A iniciativa do vereador Sebastião Bacada de homenagear o policial militar José Emídio de Oliveira, dando-lhe o nome a uma rua do loteamento Francisca Silveira, estará se materializando nessa quinta-feira, 20 de abril. Às 16h, exatamente na via escolhida para a homenagem, estará sendo descerrada a placa que leva o nome de José Emídio.
         Falecido em 1979, vítima de um disparo acidental de um revólver da corporação, quando limpava a arma, o cabo Emídio – muito conhecido na comunidade – era natural de Jacuí e trabalhou por vários no serviço de rádio patrulhamento de Passos. “Ele foi um respeitado comandante de guarnição e excelente companheiro de serviço”, afirma o vereador Sebastião Bacada, autor do projeto de lei de denominação.
         O vereador ressalta que pela primeira vez em sua história, a cidade estará homenageando um policial militar com nome de via pública. A cerimônia no loteamento Francisca Silveira, próximo ao Hospital Otto Krakauer, vai constar também de homenagem aos familiares do cabo Emídio, com a presença da banda do 12º BPM, de policiais da ativa e reformados.
 
 
SDLP/jpe
072/2006
18/04/06

© 2019 Câmara Municipal de Passos
Todos os direitos resevados.