Notícias

Saúde: Comissão conhece números do quadrimestre

20 de Junho de 2024

O evento teve como objetivo a apresentação do primeiro relatório detalhado do quadrimestre anterior, referente ao período de janeiro a abril de 2024, pela Secretaria Municipal de Saúde.

Saúde: Comissão conhece números do quadrimestre

A Comissão de Saúde e Ação Social da Câmara Municipal de Passos realizou, na tarde de hoje, 19 de junho, uma reunião pública. O evento teve como objetivo a apresentação do primeiro relatório detalhado do quadrimestre anterior, referente ao período de janeiro a abril de 2024, pela Secretaria Municipal de Saúde. A apresentação do relatório é uma exigência de lei complementar federal.
O secretário de Saúde, Thiago Salum, esteve presente junto com todos os gestores técnicos da pasta. A reunião foi presidida pelo vereador Dirceu Soares, presidente da Comissão, com a participação dos vereadores Francisco Sena e Gilmara Oliveira – membros da Comissão –, além de Maurício Silva, Edmilson Amparado e Luis Carlos do Souto Júnior. O Conselho Municipal de Saúde foi representado pela conselheira Imaculada Conceição da Silva.
A coordenadora de atenção primária, Clarissa Batista, iniciou a apresentação dos dados. Em seguida, o secretário Thiago Salum e outros gestores responderam às perguntas dos vereadores.
Em resposta ao vereador Dirceu, a coordenadora Clarissa explicou que os recursos vinculados à saúde agora têm maior flexibilidade de realocação, mediante plano de trabalho, evitando a devolução à União. O vereador Maurício Silva questionou sobre os recursos destinados à alimentação e nutrição, ao que Clarissa esclareceu que o município cobre 100% dos gastos com dietas.
O vereador Francisco Sena, preocupado com a fila de pacientes aguardando por especialistas, sugeriu que a Prefeitura organize um mutirão, mesmo que tenha que buscar profissionais de outras cidades. O secretário Thiago Salum considerou a sugestão viável, e os técnicos explicaram que a falta de especialistas interessados em se credenciar na saúde pública é um dos fatores que causam o gargalo.
No combate à dengue, o vereador Francisco Sena perguntou sobre o uso de drones, sendo informado pelos servidores do Núcleo de Controle de Zoonoses e Animais Peçonhentos que o mapeamento será feito pelo próprio drone, que aplicará o larvicida nos locais necessários.

© 2019 Câmara Municipal de Passos
Todos os direitos resevados.