Notícias

Audiência levanta propostas para animais abandonados

18 de Abril de 2017

Uma audiência pública da Câmara Municipal de Passos, realizada na noite de segunda-feira

Audiência levanta propostas para animais abandonados

Audiência levanta propostas para animais abandonados

Uma  audiência pública da Câmara Municipal de Passos, realizada na noite de segunda-feira (17 de abril), debateu o problema dos animais abandonados na cidade e a situação do canil municipal. Ao final, diversas propostas foram levantadas para minimizar o problema, que atinge principalmente os cães.  Há quase uma unanimidade das pessoas e instituições envolvidas que lançar mão de um projeto de castração é o melhor caminho para controle populacional dos animais.

O debate foi requerido pelos vereadores Rodrigo Maia (PP) e Téo Lemos (PSD), tendo atraído principalmente as organizações não governamentais (ONGs) que defendem a causa animal e seus voluntários. Entre autoridades, estiveram presentes o deputado estadual Cássio Soares, o promotor de Justiça Paulo Frank Pinto Júnior e o secretário municipal de Planejamento, Renato Molhalem.

Foram quase três de falas. Todos os presentes, cerca de 60 pessoas, tiveram oportunidade de se manifestar. Uma boa parte das cobranças foi dirigida para a necessidade da Prefeitura ter um novo canil. O secretário de Planejamento, que no evento representava o prefeito Renatinho Ourives, prometeu prioridade para a reforma, que segundo ele vai proporcionar um canil adequado. Segundo ele, a administração quer trabalhar em parceria com as ONGs na manutenção do local.

O deputado Cássio Soares disse que está empenhado em conseguir um veículo motorizado para o serviço de castrações, que de acordo com ele poderia servir Passos e região. O castramóvel, segundo o parlamentar, poderia ser gerenciado pela associação dos municípios (Ameg).

Uma outra  demanda levantada pela audiência foi a necessidade de se criar um conselho municipal de proteção aos animais. Segundo o secretário Renato Molhalem, a administração tem a minuta de um projeto sobre a questão que poderá ser transformada em lei.

10ª ordinária

A Câmara Municipal de Passos realizou na tarde de segunda-feira (17 de abril) a 10ª reunião ordinária do ano. Na ordem do dia foram aprovados 33 requerimentos de autoria dos vereadores Téo Lemos (PSD), Raimundo Leandro (PMDB), Erick Silveira (PMDB), Aline Macedo (Aline do Social/PR), Dona Cida (PT), dr. Rodrigo Barreto (PSD), João Serapião (PR) e Alex Bueno (PSD).

Durante suspensão da ordinária, os vereadores ouviram na sala da presidência a presidente do Sindicato dos Servidores (Sempre), Nelza Efigênia dos Santos, sobre a campanha salarial da categoria.

No final da tarde, a Câmara realizou três reuniões extraordinárias, colocando em pauta dois projetos – um de resolução, tratando da revisão anual dos subsídios dos vereadores, e outro de lei, que trata do reajuste salarial dos servidores do Legislativo referente à data-base de janeiro. Os subsídios foram corrigidos em 6,58%, correspondente à inflação do período. Já o projeto de lei aprovado e que segue agora para sanção Executivo estipulou a correção salarial para os servidores da Câmara  em 8,58%.

Audiência levanta propostas para animais abandonados Audiência levanta propostas para animais abandonados Audiência levanta propostas para animais abandonados Audiência levanta propostas para animais abandonados

© 2019 Câmara Municipal de Passos
Todos os direitos resevados.