Notícias

Câmara inaugura Centro de Atendimento ao Cidadão e Memorial

08 de Março de 2016

A Câmara Municipal de Passos ampliou o leque de serviços para a comunidade com a inauguração do Centro de Atendimento ao Cidadão

Câmara inaugura Centro de Atendimento ao Cidadão e Memorial

Câmara inaugura Centro de Atendimento ao Cidadão e Memorial
Câmara inaugura Centro de Atendimento ao Cidadão e Memorial

A Câmara Municipal de Passos ampliou o leque de serviços para a comunidade com a inauguração do Centro de Atendimento ao Cidadão (CAC) “José Lemos Maia”, onde toda a pessoa pode obter documentos diversos em segunda via. A inauguração aconteceu na segunda-feira (7 de março).  A data marcou a inauguração também do “Memorial da Câmara José Eustáquio do Nascimento”, que resgata a história do Legislativo.

O presidente da Câmara, João Resende (PP), presidiu as solenidades – realizadas antes do início da reunião ordinária. No corte da fita inaugural do Centro de Atendimento, ele foi acompanhado pelos vereadores e pelos representantes da família do homenageado, “José Lemos Maia” (Nenego). No discurso de saudação, o presidente destacou a trajetória do sr. Nenego na comunidade, afirmando tratar-se de uma justa homenagem do Legislativo a quem sempre valorizou a pessoa humana. O pastor Antonio Lemos falou em nome da família.

Logo em seguida, houve a inauguração do Memorial. O homenageado, José Eustáquio do Nascimento (Taquinho) foi representado pelo assessor, Marcelo Coimbra. Em seu discurso, João Resende saudou que Taquinho, atual secretário municipal de Indústria, Comércio e Turismo marcou história na presidência da Casa, sendo um dos responsáveis pela construção da sede própria da Câmara à época junto com o ex-presidente Ademir José da Silva.

O Centro de Atendimento ao Cidadão e o Memorial vêm somar-se a outros dois importantes serviços da Casa: o Procon Câmara, que atende a consumidores,  e o Centro Digital de Pesquisa, que atende aos estudantes.

Funcionamento

O CAC, instalado na recepção, foi idealizado pelo presidente João Resende a partir da experiência positiva que conheceu em outras câmaras. Trata-se de um serviço gratuito onde o cidadão pode solicitar segunda via de certidão de nascimento, casamento, CPF, contas de água, luz e telefone, além de certidões via Internet, atestado de óbito e de antecedentes criminais. O CAC funciona ainda como central de documentos perdidos, para elaboração de currículos e inscrição para vestibular.

 

Já o Memorial da Câmara, instalado na entrada do plenário, teve sua criação aprovada à época em que o vereador Dentinho era presidente (2013/2014). Foi idealizado para o resgate e preservação da história do Legislativo, reunindo em seu acervo inicial atas antigas – como a primeira ata da Câmara, de mais de 150 anos -, antigas leis, objetos, fotografias e recortes de jornais.

Câmara inaugura Centro de Atendimento ao Cidadão e Memorial Câmara inaugura Centro de Atendimento ao Cidadão e Memorial Câmara inaugura Centro de Atendimento ao Cidadão e Memorial Câmara inaugura Centro de Atendimento ao Cidadão e Memorial

© 2019 Câmara Municipal de Passos
Todos os direitos resevados.