Notícias

Vereadora Belinha busca cobertura para alunos da Unifran

29 de Maio de 2015

Calcula-se que o grupo reúna cerca de 200 estudantes e a maioria desloca-se diariamente até Franca.

Vereadora  Belinha busca cobertura para alunos da Unifran

Reunio Belinha - estudantes da Unifran - maio 2015 013

Uma reunião agora à tarde (29 de maio) no plenarinho da Câmara Municipal, organizada pela vereadora Isabel Ribeiro (Belinha/PP), abriu o debate sobre a possibilidade do município passar a ajudar os alunos de Passos que estudam na Universidade de Franca (Unifran). A vereadora defende que o município ajude, subsidiando o transporte dos universitários. E existe a possibilidade ainda de a Prefeitura estar conveniando-se com a Universidade, para aproveitamento dos universitários em estágio remunerado.

Calcula-se que o grupo reúna cerca de 200 estudantes e a maioria desloca-se diariamente até  Franca. “Fui procurada pela associação estudantil, que há cinco anos funciona em Passos, e estou buscando um benefício, já que a grande maioria que estuda na Unifran enfrenta a dificuldade da mensalidade e toda a ajuda será importante para o  aluno”, explica a vereadora Belinha, que coordenou o encontro ao lado do presidente da Câmara, vereador João Resende (PP).

A reunião teve a participação de seis universitários, entre eles a presidente da Associação Estudantil de Passos, Adriene Aparecida Teixeira, de representantes da Controladoria da Prefeitura e da associação congênere da cidade de São Sebastião do Paraíso, cujo presidente, Anderson Martins Vieira, falou das experiências da instituição em programas que buscam facilitar a vida do estudante.

De acordo com a controladora do Município, Angelita Dias Borges Orsolini, existe a intenção da Unifran de conveniar-se com a Prefeitura, a fim de oferecer aos alunos de Passos descontos nas mensalidades que variam de 20 a 30%. A  exigência seria a Prefeitura atestar que o aluno resida de fato na cidade. Ela informou também  que diante da estadualização pela UEMG da antiga Fesp – que até então era priorizada em convênios do tipo -, o município estuda ampliar o estágio remunerado para os estudantes da Unifran.

Diante das colocações dos alunos sobre o peso do custo do transporte, a vereadora Belinha disse que vai trabalhar para que o município passe a ajudar no segmento. Ela disse que o primeiro passo será a aprovação pela Câmara do reconhecimento de utilidade pública da Associação Estudantil, acreditando que emendas ao Orçamento possam garantir o subsídio a partir de 2016. Nesse contexto, Belinha convidou os universitários a participarem da Audiência Pública que a Câmara Municipal estará promovendo no dia 16 de junho, quando será debatida a proposta da Lei de Diretrizes Orçamentárias e serão colhidas sugestões da sociedade civil.

A vereadora disse  que em parceria com a Prefeitura pretende também  agilizar  uma reunião entre a Unifran e o prefeito Ataíde Vilela, de modo a discutir os descontos nas mensalidades. Outro objetivo, segundo Belinha, será discutir o convênio para o estágio remunerado. “Vou procurar o prefeito Ataíde e ver a possibilidade de uma ajuda para os alunos acontecer já a partir desse ano”, afirmou.

Vereadora  Belinha busca cobertura para alunos da Unifran Vereadora  Belinha busca cobertura para alunos da Unifran Vereadora  Belinha busca cobertura para alunos da Unifran

© 2019 Câmara Municipal de Passos
Todos os direitos resevados.