Notícias

Comissão de Educação reúne propostas para crise no Capp

19 de Março de 2015

Com a mudança de governo no Estado, os professores deixaram de ser cedidos, gerando imensos transtornos.

Comissão de Educação reúne propostas para crise no Capp

A Comissão de Educação, Cultura, Desporto e Lazer da Câmara Municipal de Passos debateu na tarde de hoje (19 de março) a crise vivida pelo Centro de Aprendizagem Pró-Menor de Passos (Capp), onde a ausência de professores antes cedidos pelo Estado tem colocado em risco a sobrevivência da instituição. Por iniciativa da vereadora Cenira de Fátima Macedo (Tia Cenira/PR), a direção do Capp esteve presente para expor as dificuldades diante de um público onde estavam presentes representantes de órgãos diversos, que se comprometeram na ampliação de parcerias para a ajudar a instituição.

Durante o encontro, chegou a informação de que a falta de professores do Estado está para ser resolvida, pois o governo vai voltar a disponibilizar os profissionais. A Prefeitura, através do Departamento de Esportes e da Secretaria de Assistência Social, quer ampliar o número de estagiários e de programas sociais em parceria com o Capp. E outra novidade é que a unidade de Passos da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG), através do curso de Educação Física, mostrou disposição em ajudar com o trabalho de estagiários.

O Capp atende a 380 menores. Com a mudança de governo no Estado, os professores deixaram de ser cedidos, gerando imensos transtornos. Desde o início do ano letivo, a entidade só tem conseguido funcionar com os próprios esforços e com o trabalho de voluntários. Ao falar hoje no plenarinho, a presidente do Capp, Sílvia Macedo, alertou que uma eventual suspensão das atividades acarretaria enormes problemas sociais.

O encontro organizado pela vereadora Tia Cenira, presidente da Comissão, foi uma resposta da Câmara Municipal às demandas levantadas pelo Capp, cuja presidente já havia falado a todos os vereadores, durante visita que fez à Câmara na última segunda-feira. Para a reunião dessa quinta-feira, a vereadora buscou mobilizar órgãos diversos, a começar pela Prefeitura, UEMG e a Superintendência Regional de Ensino.

No final, a dirigente Sílvia Macedo agradeceu o apoio da Câmara. “Agradecemos todos os vereadores. Em Passos não ficou uma porta onde a gente não pudesse bater. Vamos agora fortalecer mais ainda o Capp”.  A vereadora Tia Cenira agradeceu a disposição de todos em colaborar, destacando ter buscado pessoalmente o superintendente Regional de Ensino, professor Ricardo, de quem encontrou o empenho para uma solução. Segundo a vereadora, é importante também a disposição de colaborar manifestada pela Prefeitura. “Queremos deixar o Capp de forma estruturado para que se houver de novo um vento contrário ele não possa passar mais dificuldades” – afirmou.

O encontro reuniu os membros da Comissão, vereadores Dentinho (PSDB) e Nardão (PMDB), mais o presidente da Câmara, João Resende (PP), e os vereadores Alex Bueno (PSD), Hilton Silva (PSDB) e Flávio Chagas (Foguinho/DEM).

 

Comissão de Educação reúne propostas para crise no Capp Comissão de Educação reúne propostas para crise no Capp

© 2019 Câmara Municipal de Passos
Todos os direitos resevados.