Notícias

Dr. José Roberto quer instituir Dia da Cultura e Paz

04 de Março de 2005

      O vereador José Roberto Bernardes, presidente da Casa, apresentou projeto de lei que autoriza o município a instituir o "Dia Municipal da Cultura e da Paz" e a adotar a Bandeira da Paz. A matéria propõe 25 de julho como a data em que anualmente o município realizaria atividades artísticas, científicas, culturais, esportistas e religiosas, com uma grande confraternização. A matéria foi distribuída às comissões para receber parecer.
      Segundo o projeto, em todo o 25 de julho as escolas, museus, bibliotecas, repartições, instituições culturais, entre outras, além das atividades do dia, deverão hastear a Bandeira da Paz. Na mesma data, um cidadão ou uma entidade do município que tenha realizado um trabalho expressivo em favor da promoção da paz e da cultura, será homenageado.
     A Bandeira, conforme dispõe o projeto, deve ser confeccionada em pano branco, com medidas específicas, semelhante à Bandeira que se tornou conhecida mundialmente pelo pacto de Nicholas K. Roerich. Caberá ao Executivo indicar uma comissão de sete membros, ligados à educação, cultura, esportes, lazer, Judiciário e Legislativo, além de um representante da comunidade, para coordenar os eventos programados para as comemorações.
      O vereador dr. José Roberto lembra na exposição de motivos que o pacto de Nicholas K. Roerich pela Paz foi firmado em 15 de abril de 1935, nos Estados Unidos, em cerimônia presidida pelo presidente Roosevelt com as presenças de 25 representantes de países latino-americanos, inclusive o Brasil.
      "Os dois temas, cultura e paz, estão intimamente ligados e correlacionados. Pela cultura chegamos à paz. A cultura desenvolve o ser humano no seu todo e promove a paz", afirma o vereador. "O dia 25 de julho é o escolhido por não ser uma data política ou religiosa. É o dia ideal, pois nesse mesmo dia se comemora o Dia Universal da tolerância, do amor e do perdão", destaca dr. José Roberto.

Cirurgias eletivas

      O plenário da Câmara aprovou no dia 21 de fevereiro requerimento do vereador dr. José Roberto Bernardes, dirigido ao prefeito Ataíde Vilela, solicitando a reativação em caráter de urgência do programa de cirurgias eletivas, através de parceria entre a Prefeitura e a Santa Casa de Misericórdia.
      Segundo o vereador, diariamente são inúmeras as pessoas que o tem procurado, pedindo a volta das cirurgias. Na administração passada, lembra dr. José Roberto, mais de 2.500 pessoas carentes da comunidade tiveram cirurgias gratuitamente, através da parceria do município com o hospital, em casos como de hérnia, vesícula, de ortopedia e de varizes.

SDLP/jpe
018/2005
04/03/05

© 2019 Câmara Municipal de Passos
Todos os direitos resevados.