Notícias

Comissão debate segurança de eventos

06 de Outubro de 2011

        A Comissão pela Segurança Pública da Câmara Municipal de Passos se reuniu mais uma vez, nesta quinta-feira (06 de outubro), para debater novamente os altos índices de criminalidade. Na pauta, a entrada e consumo de bebidas alcoólicas por adolescentes em bares, casas noturnas, eventos e outros.

        O comandante do 12º BPM, ten-cel  Ronaldo Resende, propôs a criação de uma comissão para organização de eventos em nossa cidade, o que foi bem aceito por todos os presentes. Ele lembrou que o grande número de eventos tem refletido bastante na segurança pública em Passos e que existe um aumento considerável de crimes sejam eles: furtos, agressões, acidentes de trânsito entre outros. E que em alguns eventos além do consumo exagerado de bebidas alcoólicas tem-se também o uso de drogas sintéticas e que no final, alguns grupos saem pela cidade cometendo danos ao patrimônio público. E com essa Comissão será possível triar os eventos, principalmente os que são organizados por pessoas que não são da cidade, que visam somente o lucro e na maioria das vezes se preocupam muito pouco com segurança.

        Para o delegado regional Carlos Francisco Alves, os eventos são necessários para sociedade, uma vez que são uma forma de lazer, mas ressaltou que as mortes nos trânsitos são proporcionalmente grandes, muitas delas ocasionadas pelo uso exagerado de bebidas alcoólicas.

        O sócio proprietário da Casa de Shows “Dom Fernandes”, André Fandino,  disse que já fez altos investimentos na parte de segurança do estabelecimento como monitoramento por sistema  de câmeras, detector de metais, aumento no número de seguranças,  e adotou medidas radicais como a proibição da entrada de menores, em cumprimento de portaria editada pelo Poder Judiciário, e pessoas portando bonés ou chapéus que possam dificultar identificação através do serviço de câmeras.

        O presidente do Passos Clube, Telmo Soares Negrão, disse que o Clube tem horário limite para terminar qualquer que seja o evento realizado, sendo 04h00 da manhã e que a exigência em eventos seja do Clube, ou de terceiros, é que se monte uma comissão de menores, para fiscalizar e coibir consumo de bebidas alcoólicas, além de várias outras exigências que são cumpridas.

        O vereador Edmilson Amparado ( PMDB), presidente da Comissão, anunciou que vai elaborar um projeto de lei para disciplinar a atividade de shows e eventos, quer recintos abertos, quer fechados, salientando que a ausência de diversos proprietários e promotores de eventos -  que foram convidados - que não se fizeram presentes somente deixará de ter por parte dos ausentes a colaboração no sentido de uma legislação mais ampla e que retrate a realidade de nossa cidade. Salientando que a presença do representante do Passos Clube e da Casa de Shows “Dom Fernandes” contribuiu em muito para nortear o começo da referida legislação.

        A próxima reunião está marcada para o dia 10 de novembro de 2011, às 09h00, no plenarinho da Câmara Municipal de Passos.

© 2019 Câmara Municipal de Passos
Todos os direitos resevados.