Notícias

Comissão de Segurança reúne gerentes de bancos

04 de Agosto de 2011

            A Comissão pela Segurança Pública, da Câmara Municipal de Passos,  promoveu hoje de manhã (4 de agosto) nova reunião, debatendo novas medidas de prevenção e combate à criminalidade. Desta vez, os principais convidados foram os gerentes de agências bancárias e casas lotéricas, pois esteve em debate na ordem do dia a aplicação das leis municipais que tratam de medidas que aumentam a segurança para os usuários de bancos.

          Os trabalhos foram abertos com a  com a fala do secretário municipal de Assistência Social, Auro Maia, que discorreu sobre a implantação da Casa de Passagem. Ele disse que o projeto já se encontra na Secretaria Municipal de Planejamento, de onde deve ser encaminhado à Câmara Municipal. A Casa de Passagem tem por objetivo estar acolhendo moradores de rua, onde ali será feita uma triagem por uma equipe de profissionais capacitados:  os moradores de rua que forem naturais da cidade deverão ser tratados e ressocializados ao convívio da família; os que forem de outras cidades deverão ser encaminhados para suas localidades de origem.

           Logo em seguida, foram discutidas  as duas leis municipais de autoria do vereador Edmilson Amparado que dizem respeito às agências bancárias: a de nº 2853/2011, que dispõe sobre o atendimento reservado e obriga as instituições bancárias e similares a instalarem biombos, tapumes ou estruturas similares nos locais de atendimento ao público, e a lei nº 2855/2011, que proíbe o uso de telefone celular ou equipamento similar no interior dos estabelecimentos bancários e instituições assemelhadas.

          Os gerentes presentes afirmaram que são vários fatores que contribuem para os golpes contra os  clientes e se mostraram compromissados em estar adequando as agencias às exigências, dentro do prazo previsto, mas ressaltaram também a fragilidade que se encontra hoje a área bancária de Passos. Foram feitas várias sugestões para ajudar a diminuir o número de golpes que acontecem constantemente, como por exemplo o monitoramento através de câmeras na avenida Arouca, a maior divulgação por parte da imprensa e até mesmo dentro das próprias agências das formas de como se prevenir dos golpistas.

          Outra  sugestão foi a de haver maior comunicação entre os próprios bancos com reuniões e palestras em parceria com os órgãos de Segurança Pública (Policia Militar e Polícia Civil), pois a realidade de cada cidade é diferente, pois cada agência já realiza algumas atividades neste sentido, mas de uma forma padronizada pela instituição.

          Ainda no encontro, o presidente da Comissão, vereador Edmilson Amparado (PMDB) informou que foram encaminhadas ao gerente comercial da Cemig, Maurício Antonio da Silva, algumas reivindicações de melhoria na iluminação pública, como nos casos da avenida Juca Stockler e praça do  Jardim Aclimação.

         A reunião registrou também as seguintes presenças: capitão Marcelo Coimbra, da Polícia Militar;  Paulo Queiroz , delegado de Policia Civil; Marcio Oliveira Lemos – gerente da Caixa Econômica Federal; Francisco Tomaz de Paula  - gerente do Banco Bradesco; Marcio Maia Oliveira – gerente do Banco Santander; Lanário José da Silva – gerente do Banco do Brasil; Maurício Antonio da Silva – gerente comercial da Cemig;  Ana Cristina Oliveira - representando o Conselho Tutelar; Auro Maia – secretário Municipal de Assistência Social e Julio Mattar , da Rádio Passos. A próxima reunião ficou definida para o dia 1º de setembro.

© 2019 Câmara Municipal de Passos
Todos os direitos resevados.