Notícias

Comissão de Segurança debateu quatro grandes temas

07 de Julho de 2011

         A Comissão pela Segurança Pública, criada pela Câmara Municipal de Passos, realizou hoje (7 de julho) uma nova reunião, focando as discussões desta vez na criação da guarda municipal, violência nas escolas, casa de passagem e programas de prevenção da Polícia Civil. O prefeito José Hernani anunciou na ocasião que vai enviar para a Câmara projeto de criação da guarda municipal.

         A presidente da Câmara, vereadora Cenira de Fátima Gomes Macedo, Tia Cenira (PR), defendeu que a guarda municipal funcione para atender todas as escolas. Ela disse também que a Câmara vai continuar dando prioridade na aprovação de todos os projetos que tenham relação com segurança pública e que podem ajudar a diminuir os índices de criminalidade. Tia Cenira destacou que nesta semana a Casa estará enviando a cerca de 30 instituições, o sintetizado da reunião especial que no mês passado debateu a questão da violência nas escolas.

         O encontro dessa quinta-feira, realizado no plenário e presidido pelo vereador Edmilson Amparado (PMDB), foi muito concorrido, reunindo cerca de 100 pessoas, entre autoridades, representantes de escolas e de entidades. Foram cerca de três horas de debates. A delegada de Polícia Civil Letícia Gamboge, que veio de Belo Horizonte da Superintendência de Investigação e Polícia Judiciária, proferiu palestra e sugeriu ao final que a cidade implante os projetos “Mediar” e “Dialogar”, através dos quais a PC trabalha políticas de prevenção criminal.

         O prefeito José Hernani anunciou que, além da guarda municipal, a Prefeitura pretende implantar uma secretaria de esportes e vai investir na criação de agentes de trânsito. Outra medida, de acordo com ele voltada para ajudar no combate ao aumento da criminalidade, será disponibilizar mais servidores à Polícia Civil e à Polícia Militar para funções administrativas, visando liberar policiais para o trabalho de rua.

         Diretores de escolas, ao se manifestarem, voltaram a reclamar contra o crescimento da violência e o fato do sistema ter que aceitar matrícula de infratores. Sobre a questão, o capitão Marcelo Coimbra, que comanda a 77ª Companhia da PM, afirmou que periodicamente a corporação tem buscando se reunir com os dirigentes escolares e que um diagnóstico recente apontou que há na cidade 40 estudantes com problemas criminais. O vereador Edmilson Amparado disse que vai buscar agendar um encontro de todos os diretores com o Ministério Público Estadual e com a Vara de Infância e Juventude, para tratar especificamente da questão.

         O vereador Luis Carlos do Souto Júnior, Dentinho (PSDB), defendeu a idéia de que o melhor o caminho é a prevenção, citando ações importantes nesse sentido que são executadas como o Proerd da PM. O vereador disse também que o problema de Passos deveria ser levado ao conhecimento da Assembléia Legislativa. O vereador Jéferson Rodrigues Faria, Jefinho (PTB), afirmou que falta no município uma casa para internação de infratores, salientando que virou “moda” em Passos menores atentarem com a vida de outros.

         A assistente social Juliana Moura, da Secretaria Municipal de Assistência Social, falou sobre a implantação da casa de passagem, voltada para atender moradores de ruas. O projeto vai ser executado em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde. A criação do órgão vem sendo pedida pela Comissão de Segurança Pública desde as primeiras reuniões.

         A delegada Letícia Gamboge, em sua palestra, disse que vale a pena o município investir na implantação dos programas “Mediar” e “Dialogar”, depois de destacar que essas iniciativas da Polícia Civil têm se mostrado positivas em Belo Horizonte e Região Metropolitana na prevenção criminal e em mediação de conflitos.

         A reunião teve a participação também do promotor de Justiça Antonio José; do comandante do 12º BPM, major Izaldo Teixeira; do delegado regional de Polícia Civil Carlos Alves Francisco e a secretária municipal de Educação, Rosa Beraldo. Enviaram ainda representantes as seguintes instituições: Superintendência de Ensino, Apae, Conselho Municipal de Saúde, Corpo de Bombeiros Militar, APPMG, Faculdade de Direito da Fesp, Conselho Tutelar e várias escolas municipais e estaduais.

© 2019 Câmara Municipal de Passos
Todos os direitos resevados.