Notícias

Câmara vai manter número de 11 vereadores

27 de Junho de 2011

            A Câmara Municipal de Passos vai manter o número de 11 vereadores para a próxima legislatura, retirando da  pauta proposta  de emenda à Lei Orgânica que ampliava para 17 o número de membros da Casa. O anúncio oficial foi feito hoje de manhã (27 de junho) pela presidente, vereadora Cenira de Fátima Gomes Macedo/PR (Tia Cenira), em coletiva no plenarinho que reuniu outros 6 vereadores.

            Tia Cenira disse que houve um “clamor da população” pela manutenção do número de 11, diante de questionamentos e muitas manifestações contrárias à mudança, destacando que o projeto vinha sendo discutido com transparência e sem pressa. “Não foi rápido, não foi às pressas, não foi escondido”. De acordo com ela, todo o vereador teve tempo para pensar, explicando que havia um acordo pelo qual o que a maioria dos vereadores decidisse todos os outros acompanhariam – o que de fato aconteceu na medida em que projeto foi apresentado assinado por 11 vereadores.

            A presidente da Câmara salientou que no final de semana não houve a apresentação de nenhum pedido de audiência pública sobre o assunto. Presente na entrevista, o vereador Jéferson Faria,  Jefinho (PTB), disse que o pedido de audiência será protocolado hoje e não foi feito antes porque na sexta-feira (24 de junho) era ponto facultativo no serviço público municipal. Jefinho assinou o pedido junto com os vereadores dr. Cláudio Félix (PR), Antonio Mendonça, Zetinho (PTB), e Luis Carlos do Souto, Dentinho (PSDB).

            Tia Cenira agradeceu e elogiou todos os vereadores, enfatizando que não tira o mérito de nenhum deles e que a atual legislatura tem mostrado muito trabalho. “Não vejo nenhum vereador de braço cruzado”. O vereador Edmilson Amparado (PMDB) disse que era favorável à composição de 15 vereadores, mas que por lealdade acompanhou a decisão da maioria e que é preciso ser destacado que, mesmo que houvesse ampliação, a Câmara continuaria recebendo os mesmos 6% de repasse de custeio, sem aumento de despesas.

            Também na coletiva, o vereador Zetinho disse que a Câmara foi vítima de distorções pela forma com que o assunto foi tratado na mídia, reforçando que a Casa vai continuar recebendo os mesmos 6% de repasse. Na mesma trilha, o vereador João Resende (PP) lembrou que pela emenda constitucional em vigor, a Câmara hoje recebe menos porque para cidades até 100.000 habitantes o repasse é de 7% .

            Por sua vez, o vereador José Antonio de Freitas, Tuco (PMDB), defendeu que levando em consideração o porte da cidade entende que maior número de vereadores representaria maior representatividade. O vereador Dentinho avaliou que o tema poderia ter sido debatido com a comunidade. “Foi um erro não ter discutido com a sociedade”, afirmou.

 

© 2019 Câmara Municipal de Passos
Todos os direitos resevados.