Notícias

Mutirão reúne na Câmara mutuários da Cohab

10 de Junho de 2011

         A Companhia de Habitação de Minas Gerais (Cohab-MG), em parceria com a Câmara Municipal, iniciou em Passos na última quinta-feira (9 de junho), o chamado “Mutirão das Escrituras”, destinado a agilizar a liberação dos imóveis a mutuários que já têm quitação. A reunião dos interessados, no plenário da Câmara, foi muito concorrida, reunindo cerca de 400 pessoas.

         Cerca de 90 mutuários estão de imediato recebendo as escrituras, porque têm processos mais adiantados. Durante o evento, eles já receberam a documentação para a transferência definitiva dos imóveis. Outras cerca de 300 famílias com as casas quitadas e com a papelada em andamento devem receber toda a liberação no prazo de 70 dias, conforme anunciado pelo diretor de Habitação da Cohab, Fradique Gurita da Silva, que esteve no encontro.

         O “Mutirão” foi uma solicitação da presidente da Câmara, vereadora Cenira de Fátima Gomes Macedo/PR (Tia Cenira) , feita no início do ano ao subsecretário de Estado de Política Urbana, Renato Andrade, que apoiou a idéia  junto com o deputado estadual Cássio Soares. Em pronunciamento, saudando as famílias, a presidente da Câmara destacou que  a iniciativa, logo depois dos primeiros acertos, ganhou agilidade na Cohab-MG, em decorrência nesse contexto, segundo ela,  da importância da cidade possuir representação política na capital.

         Tia Cenira avaliou o lançamento do “Mutirão” como um grande sucesso, superando as expectativas, porque  todos os mutuários atenderam ao convite para estarem presentes, puderam esclarecer dúvidas, receberam os devidos esclarecimentos e vão ter agora a sonhada escritura. De acordo com ela, a Cohab-MG está estabelecendo mais uma parceria, para que um corpo técnico possa percorrer agora as casas, devidamente identificados, para continuar ajudando na agilização de documentos.

         O subsecretário Renato Andrade destacou que Passos é uma das primeiras a estar recebendo a iniciativa da Cohab, observando que outras cerca de 150 cidades já fizeram a mesma solicitação e Passos foi priorizada. “Isso mostra a força do governo Anastasia para Passos, a importância de estarmos nesse cenário político e ficamos satisfeitos em estar retribuindo, podendo ver no rosto dessas pessoas (mutuários) a felicidade de poderem agora receber em definitivo seus imóveis depois de uma vida de trabalho e dedicação”. Renato solicitou ao diretor da empresa Fradique Gurita que o mutirão seja agora priorizado nas cidades de Itaú de Minas, Cássia e Sacramento.

         O presidente da Crediacip, José Eustáquio do Nascimento, o Taquinho, também presente na Câmara, parabenizou a Casa, ressaltando os resultados das parcerias. “A Crediacip sente-se honrada de estar sempre presente na vida da comunidade e vai sempre continuar ajudando”, disse. Estiveram também presentes os vereadores Luis Carlos do Souto Júnior, o Dentinho (PSDB), Nivaldo Oliveira de Souza/DEM (Chaparral) e João Batista Resende (PP).

         Em pronunciamento, vereador Dentinho, que é presidente do PSDB, ao agradecer a presença do presidente da Crediacip, lembrou que Taquinho foi quem construiu o prédio da Câmara. Naquela época, disse Dentinho, houve críticas de quem achava  que o prédio seria pouco usado e hoje a realidade mostra que ele (Taquinho) teve muita visão de futuro, tanto que numa reunião como a daquela noite o espaço já parecia pequeno.

© 2019 Câmara Municipal de Passos
Todos os direitos resevados.