Notícias

Câmara aprova projetos de reajustes dos servidores

31 de Maio de 2011

         A Câmara Municipal de Passos realizou duas reuniões extraordinárias na noite de segunda-feira (30 de maio), logo após o encerramento da ordinária, para agilizar a votação de projetos enviados pelo Executivo que tratam de reajustes salariais para os servidores. Conforme aprovados os textos originais em dois turnos, os diretores de departamentos da Prefeitura e de escolas municipais tiveram reajuste salarial de 20%; os professores tiveram 15% e os servidores 7%.

         Grande número de funcionários públicos, sobretudo professoras, acompanharam as votações. Todos os vereadores entraram em acordo para que as matérias tivessem a tramitação agilizada, uma vez que como foram enviadas pelo Executivo no final de semana e, se fossem serem cumpridos os prazos regimentais, estes projetos de cunho salarial não teriam como serem votados na mesma noite .

         Além de requerimentos de vereadores, o plenário votou na ordinária uma série de outros projetos – a começar pela votação em segundo turno de emenda à Lei Orgânica do Município, de autoria de todos os membros da Casa, que “Altera a Lei Orgânica, vedando a nomeação ou a designação para os cargos que menciona, daqueles considerados inelegíveis nos termos da legislação estadual e federal”. A emenda será agora promulgada pela presidente da Casa, vereadora Cenira de Fátima Gomes Macedo/PR (Tia Cenira).

         Em primeiro turno, o plenário aprovou projeto de autoria do vereador Antonio de Mendonça, o Zetinho (PTB), “que declara de utilidade pública a Rev-Ver (Associação dos Deficientes Visuais de Passos. Em turno único, os  vereadores aprovaram projeto do Executivo, autorizando a abertura de crédito adicional especial ao orçamento. Também em turno único, foi aprovado projeto de resolução do vereador Zetinho concedendo a medalha do Mérito Legislativo ao radialista Sebastião Almeida. A mesma honraria foi aprovada pelo plenário para ser entregue à secretária municipal de Educação, Rosa Maria Beraldo, por proposição do vereador Jéferson Faria, o Jefinho (PTB).

         Ainda na ordinária, foram aprovados dois projetos de resolução que tratam de homenagens: um do vereador Marcos Salutti (PMDB), concedendo o título de Cidadão Passense a Lanário José da Silva; outro de autoria do vereador Paulo Rodrigues (PSB), concedendo o título de Cidadã Passense à presidente da República, Dilma Rousseff.

 

Tribuna Popular: Emater

 

            A Emater-MG utilizou o expediente da Tribuna Popular – aberto em toda a última reunião ordinária do mês – para apresentar um balanço das atividades da empresa no município em 2010. O extensionista Paulo César Stripari disse aos vereadores que entre os programas executados, a Emater atendeu no ano passado 49 famílias com eletrificação rural, através do programa “Luz para Todos”, destacando também a participação da empresa na liberação de crédito agrícola, através da assessoria em projetos.

         De acordo com ele, a Emater tem como foco de ação a agricultura familiar. Estiveram também na Câmara o extensionsita Marco Antonio Pereira e o gerente regional Edson Aparecido Gazeta. A regional da Emater de Passos é uma das 32 que funcionam no Estado, tendo jurisdição sobre 24 municípios e em todos eles a instituição mantém uma unidade.

 

© 2019 Câmara Municipal de Passos
Todos os direitos resevados.