Notícias

Comissão de segurança vai entregar carta a governador

29 de Abril de 2011

         A Comissão pela Segurança Pública, criada pela Câmara Municipal de Passos, voltou a reunir-se na noite de quinta-feira  (28 de abril), quando debateu novas medidas contra o aumento da criminalidade na cidade. O grupo quer agora acionar instrumentos em parceria com o Conselho Tutelar, vai defender a construção de uma casa de triagem e na semana que vem vai entregar  uma carta ao governador Antonio Anastasia, pedindo melhor aparelhamento das forças de segurança pública em Passos.

         O encontro aconteceu no plenarinho coordenado pelo vereador Edmilson Amparado (PMDB), que preside a Comissão, e teve a presença do promotor da  Vara Criminal (7ª Promotoria de Justiça), Paulo Frank Pinto Júnior – que defendeu a ação conjunta com o Judiciário para a aplicação de medidas urgentes contra menores infratores com necessidade de internação judicial.

          O vereador Edmilson informou que, conforme acertado com as autoridades do Estado, quatro menores já foram encaminhados para centros de recuperação fora da cidade e que, pelo trabalho do deputado Cássio Soares e do subsecretário Renato Andrade, 15 novas vagas com esse mesmo objetivo já foram disponibilizadas. Edmilson propôs uma ação conjunta com o Conselho Tutelar para, segundo ele, fiscalizar menores que estão deixando de ir à escola para freqüentar rodas de uso de drogas nas praças.

          A representante da Fesp, Carla Caixeta Melo, reforçou sua preocupação com o grande número de moradores de ruas, propondo parcerias entre a Fundação e a Prefeitura para um programa social no setor. O secretário de Assistência Social, Auro Maia Soares, disse que o problema  deve começar a ser encarado com a implantação de um centro de triagem, defendendo que sua instalação deve ser urgente. O secretário citou que a Prefeitura possui um ambulatório de atendimento de dependentes químicos, o Caps-AD, acreditando que essa unidade também pode ser uma aliada da idéia da casa de triagem.

          O promotor Paulo Frank disse que vem conversando com outros promotores e com o Juizado da Infância e Juventude, sugerindo a ação de uma decisão fundamentada para que todos os menores infratores com necessidade de internação judicial sejam recolhidos. De acordo com ele, pelo grande número de crimes violentos que tem acontecido trata-se de um instrumento emergencial que exige que esses menores fiquem fora das ruas, enquanto se aguarda vagas para todos em centros de recuperação.

         Ainda segundo o representante do Ministério Público Estadual, é preciso uma ação conjunta para combater a poluição sonora de carros com som de alta potência e de motos com escapamento aberto.

          Participaram também da reunião o vice-presidente José Eustáquio do Nascimento – representante da comunidade -, o sub-comandante do 12º BPM, major Izaldo; o comandante da 77ª Companhia da PM, capitão Marcelo Coimbra; o comandante da 246ª Companhia da PM, capitão Geraldo Majela Santos; o delegado regional da Polícia Civil, Rogicélio Gomes; o advogado Rodrigo Maia, representando a OAB; o vereador Jéferson Rodrigues Faria e o jornalista Enio Modesto, representante da imprensa.

© 2019 Câmara Municipal de Passos
Todos os direitos resevados.