Notícias

“Conhecendo a Câmara” tem a visita de mais 70 alunos

27 de Abril de 2011

         Setenta alunos da Escola Municipal Professor Ananias Emerenciano Campos conheceram hoje à tarde (27 de abril) a Câmara Municipal de Passos, participando do projeto educativo de visitação estudantil. Foi a segunda visita do “Programa Conhecendo a Câmara”. As crianças de quatro turmas, de 8 a 10 anos, percorreram o prédio, tiveram uma aula de cerca de uma hora sobre o funcionamento do Poder, como se dá o processo legislativo e puderam fazer perguntas.

         A presidente da Câmara, vereadora Cenira de Fátima Gomes Macedo/PR (Tia Cenira), os vereadores Edmilson Amparado (PMDB) e Paulo Rodrigues (PSB), mais os servidores da Secretaria responsáveis pelo programa, recepcionaram os alunos. Depois de passarem pelo plenarinho, eles assistiram assentados no plenário as explicações sobre quais poderes o município tem, função do vereador, como se dá a criação de leis, como a legislação entra em vigor – entre outros.

         A professora de uma das turmas, Maria de Fátima Reis, avaliou a experiência como positiva, na medida em que segundo ela o Legislativo está criando uma maior proximidade com o cidadão. “Achei muito válido, muito bom, que continue, porque numa sessão normal da Câmara a gente não pode falar e aqui (Programa) a gente pode tirar dúvidas. Gostei e os meninos (alunos) também gostaram”, afirmou.

         A presidente da Câmara, Tia Cenira, disse que a segunda visita reforçou a importância do programa, na medida em que considera que a participação dos alunos  está aumentando. ‘Tivemos hoje aqui quase 70 crianças, mais que o dobro da primeira visita, e a  participação foi muito boa porque as crianças estão perguntando e os professores também estão fazendo perguntas, demonstrando interesse em conhecer. Cada vez estamos vendo que está valendo a pena”, avaliou.

         O “Programa Conhecendo a Câmara” terá visitas quinzenais das redes municipal, estadual e particular, objetivando a cidadania – oportunidade para o aluno conhecer o Poder, aprender sobre a atuação e função dos vereadores, as leis, além de incentivar a participação democrática e cidadã desses estudantes na política e vida pública do município. Em cada visita, no encerramento, cada criança é presenteada com um lanche.

© 2019 Câmara Municipal de Passos
Todos os direitos resevados.