Notícias

Primeira visitação estudantil reúne 33 crianças

15 de Abril de 2011

           Duas turmas da Escola Municipal Professor Silas Figueiredo inauguraram hoje à tarde (15 de abril) o “Programa Conhecendo a Câmara”, projeto educativo de visitação estudantil lançado pela Câmara Municipal de Passos que objetiva a cidadania. Trinta e três crianças percorreram todo o prédio da Casa, assistiram a uma apresentação sobre o que é o Poder Legislativo , como funciona o processo de elaboração das leis e puderam fazer muitas perguntas.

         Os alunos e professoras, transportados em ônibus cedido pela Prefeitura, foram recepcionados pela presidente, vereadora Cenira de Fátima Gomes Macedo/PR (Tia Cenira), pelos vereadores Edmilson Amparado (PMDB) e Paulo Rodrigues (PSB) e por servidores do Legislativo. Atentamente, no plenário, acompanharam a apresentação de cerca de uma hora em data-show da apostila especialmente montada para o aprendizado.

           Ao ser aberta a palavra aos estudantes, eles aproveitaram para perguntar sobre questões diversas – como meio ambiente, lixo, educação, cães soltos nas ruas, geração de empregos -, questionando como os vereadores podem ajudar nessas áreas, em benefício de uma cidade melhor.

           A estudante Giovana Cristina Estevão, 10 anos, quis saber por exemplo quais projetos estão na pauta para serem votados e o que eles podem gerar de benefícios para a população. E gostou do que aprendeu. “Achei muito interessante, a gente aprende bastante coisa. Fiquei sabendo como os vereadores trabalham aqui”, afirmou.

           Na mesma trilha, a bibliotecária da escola,  Sandra Maria Silveira Carvalho, considerou a iniciativa da Câmara muito positiva. “Achei excelente, é o exercício da cidadania e deve acontecer muitas outras vezes, porque é o contato que o parlamentar deve ter com o cidadão. E importante a criança conhecer agora a importância de saber atuar como cidadão”, afirmou.

           Para a presidente, Tia Cenira, a aula inagural superou as expectativas, na medida em que os funcionários da Câmara que deram as aulas o fizeram com uma didática competente e os alunos sentiram-se à vontade para perguntar. “Foram explicações de alto nível e as crianças participaram muito, perguntando. Na próxima visita esperamos continuar esse trabalho brilhante como foi o de hoje”, avaliou.

           Para o vereador Edmilson Amparado, a iniciativa trará resultados positivos. “Uma semente que frutificara e produzira bons frutos` - ele avaliou. Também o vereador Paulo Rodrigues ficou satisfeito com a primeira visita. `Era uma vontade desde que comecei como vereador. Sugeri a idéia para a Tia Cenira, ela aceitou de pronto. Isso  e importantíssimo para as crianças, que estão  em fase de descoberta. Serão adultos politizados, assim vamos fazer cidadãos conscientes, politicamente éticos`, analisou.

         O “Programa Conhecendo a Câmara” terá visitas quinzenais de estudantes das redes municipal, estadual e particular. O objetivo maior é a cidadania, onde o aluno vai conhecer o Poder, aprender sobre a atuação e função dos vereadores, aprender sobre os poderes municipais e como funciona a elaboração das leis, além de incentivar a participação democrática e cidadã desses estudantes na política e vida pública de Passos.

         No encerramento da visita hoje, depois de percorrerem todas as dependências do prédio, as crianças foram presenteadas na saída com um pacotinho de biscoitos e um achocolatado (todinho).

© 2019 Câmara Municipal de Passos
Todos os direitos resevados.