Notícias

Tia Cenira defende apoio à Frente Parlamentar pela estadualização

02 de Março de 2011

         A presidente da Câmara Municipal de Passos, vereadora Cenira de Fátima Gomes Macedo/PR (Tia Cenira), está defendendo uma mobilização regional de apoio ao projeto lançado pelo deputado estadual Cássio Soares, de criação na Assembléia Legislativa de Frente Parlamentar pela UEMG – Universidade do Estado de Minas Gerais. O objetivo é assegurar a estadualização da Fundação de Ensino Superior de Passos. “A Câmara não pode se omitir no apoio a essa luta”, discursou a presidente durante a reunião ordinária de segunda-feira (28 de fevereiro).

         Tia Cenira começou lembrando o momento especial vivido por Passos e região, tendo em vista a posse do professor Fábio Kallas na subsecretaria de Ensino Superior e recentemente a nomeação do vereador Renato Andrade como subsecretário de Desenvolvimento Regional e Política Urbana. “Mas se hoje temos o privilégio de contar com lideranças expressivas nas altas esferas do governo, também é hora de somarmos forças para que grandes objetivos sejam atingidos e que possam beneficiar Passos e região”, salientou.

         A vereadora lembrou que há boa vontade política do governador Antonio Anastasia para com a questão, “mas mesmo assim é preciso luta. E ela vem de longe”, afirmou referindo-se que o sonho da estadualização da Fesp já completou mais de duas décadas.

         Confira a íntegra do pronunciamento da presidente da Câmara:

Caros Vereadores, nobres colegas.

Passos e a região vivem  um momento de grande efervescência na área política. São fatos que nos surpreendem de forma positiva desde o resultado das eleições passadas.  O mais importante é a eleição, depois de 16 anos, de um deputado estadual, o Cássio Soares, já recebido nessa Casa, com as honras que é merecedor.

Depois veio a nomeação do presidente da FESP – Fundação de Ensino Superior de Passos, Professor Fábio Kallas, para subsecretário de Ensino Superior da Secretaria de Ciências e Tecnologia, que tem como titular o deputado federal Nárcio Rodrigues, outro amigo de nossa cidade.

Agora vem a nomeação de nosso companheiro de vereança, Renato Andrade para subsecretário de Políticas Urbanas, que tem como titular o deputado federal Bilac Pinto,  do nosso partido, o PR,  e sempre um amigo de Passos.

Quero aproveitar para saudar a chegada no legislativo passense do vereador João Resende, que ocupa a vaga  de Renato Andrade. A ele as nossas boas vindas e a nossa torcida para que seja mais um entre os que defendem os interesses da comunidade e que o seu trabalho possa resultar em melhor qualidade de vida para toda a nossa população.

Mas se hoje temos o privilégio de contar com lideranças expressivas  nas altas esferas do governo do Estado, também é hora de somarmos forças para que grandes objetivos sejam atingidos e que possam beneficiar  Passos e a região.

Entendo que Renato Andrade será um lutador em prol das melhorias das nossas rodovias.  Tenho certeza que as obras da BR-146 serão aceleradas e veremos o término da pavimentação dela no trecho Passos – Bom Jesus da Penha e já dá para vislumbrar o traçado asfaltado que singrará a Serra da Canastra. ligando Sul-sudoeste ao triângulo por terras mineiras, partindo de São João Batista do Glória, passando por Delfinópolis e chegando a Sacramento.

Tenho certeza: veremos isso!!!

Creio que ao deputado Cássio Soares, pelo mister que lhe foi peculiar enquanto ocupava a subsecretaria de Segurança Pública, caberá a tarefa de dotar a cidade de aparatos de segurança qua garantam mais tranqüilidade aos cidadãos, como o programa Olho Vivo, Polícia Comunitária  e instrumentos que permitam a ação de uma inteligência que perscrute o perigo antes que ele aconteça e, se de tudo vier acontecer, que tenha as condições de investigação ágil e eficiente para capturar os infratores.

A sociedade cobra e merece ser atendida.

Caros vereadores.

Falo aqui de lutas, de realização de sonhos, de transformação da vida das pessoas e pela qual todos nós, vereadores nessa Câmara Municipal estaremos sempre dispostos a contribuir com nossa força e trabalho.

Falo de sonhos, mas não daqueles que sonhamos e se acabam quando acordamos.

Falo daqueles que nós podemos contribuir para que virem realidade modificadoras na vida de todos.

Assim, quero ressaltar a luta pela estadualização da FESP. Sei que todas essas forças estarão empenhadas na sua concretização, ainda mais que vemos boa vontade política no Governador Antonio Anastasia.

Mas mesmo assim é preciso luta.

E ela vem de longe. Começou com os constituintes mineiros em 1989, quando  fez-se inscrever no texto da Carta Magna do Estado a Universidade do Estado de Minas Gerais, com a proposta de ser descentralizada, contemplando as diversas regiões e com o objetivo de harmonizar o desenvolvimento das nossas muitas Minas Gerais, como disse o poeta.

Eram mais de dez, sobraram seis, entre a elas a FESP.  Que um dia optou por ser absorvida pelo UEMG e que resistiu a muitas tentativas de desmonte  e manteve a busca pela estadualização, não pelo desejo de quem , às vezes, a dirigia mas pela capacidade de mobilização de Passos e região.

Agora quando vemos o deputado estadual Cássio Soares formando uma Frente Parlamentar  Pela Estadualização, percebemos que a Câmara Municipal não pode se omitir no apoio a essa luta.

É necessário que sejamos capazes de formar um frente regional de apoio ao que pretende Cássio Soares, como já vimos o deputado federal Nárcio Rodrigues dizer e que fez repercutir  aqui na cidade o subsecretário de Assuntos Universitários, professor Fábio Kallas.

Quero convidar os meus pares, em especial a mesa diretora, para que busquemos caminhos de manter essa discussão viva dentro da comunidade, somando forças  com estudantes e  sociedade civil organizada para que possamos dar a nossa contribuição para a realização desse sonho, que é profundamente transformador ao dotar a nossa região de uma Universidade Pública, de qualidade, de ensino gratuito como  Passos é merecedora.

De nossa parte, como presidenta da Câmara de Passos, não haverá omissão e saberemos dar resposta à mobilização que a comunidade espera de nós, seja auscultando a sociedade através de audiências públicas, seja desenvolvendo ações que mantenha a mobilização para ver a nossa FESP definitivamente absorvida pela Universidade do Estado de Minas Gerais, a UEMG”.

© 2019 Câmara Municipal de Passos
Todos os direitos resevados.