Notícias

Renato Andrade vai retomar mobilização pela BR-146

22 de Fevereiro de 2011

         A retomada da mobilização em defesa da conclusão da BR-146, no trecho entre Passos e Bom Jesus da Penha, está sendo colocada como prioridade pelo vereador Renato Andrade (PP) – que planeja para as próximas semanas uma grande manifestação de lideranças que vai buscar chamar a atenção das autoridades, principalmente de Brasília. “Estamos esquecidos pelo governo federal e nosso objetivo com o movimento é chamar a atenção para a finalização desse asfalto, uma novela que já dura quase 20 anos”, afirma.

        O trecho tem 17 km para serem pavimentados. Saindo de Passos a obra está paralisada pouco à frente do antigo Tarimba Clube e tem cerca de 12 km de asfalto. Saindo de Bom Jesus da Penha, rumo a Passos, foram concluídos 15 km e a obra se encontra parada no bairro rural da Mumbuca. O paradoxo é que mesmo sem terminar o trecho, o governo federal começou no ano passado outro pedaço da BR, ligando Guaxupé a Bom Jesus da Penha.

      Para o vereador Renato Andrade, a estrada é estratégica como fator de integração, acrescentando ao mesmo tempo que comunidades como da Mumbuca e de municípios vizinhos como Bom Jesus da Penha e Nova Resende não agüentam mais sofrer. “Vamos promover uma manifestação de forma pacífica, ordeira que venha trazer resultado para que nosso recado chegue até Brasília”, explica. Segundo ele, a presidente da Câmara, vereadora Tia Cenira (PR), já assegurou ser uma grande parceira da manifestação.

         “Esse trabalho em defesa da BR-146 começou com o vereador Chaparral (DEM), quando na presidência, e vamos agora retomar com o apoio de todos os vereadores da região, dos prefeitos, de todas as lideranças, e que nosso recado chegue através dos deputados

, explica Renato, que espera ver a luta encampada também pelo senador Aécio Neves, “que sempre se preocupou com o desenvolvimento e com as causas de nossa região”. Renato cita ainda a importância da causa ser abraçada pelo deputado estadual Cássio Soares e pelo deputado federal Carlos Melles – hoje secretário de Obras Públicas. “Temos certeza que eles vão nos auxiliar”.

         Ao lado do vereador, o presidente da Associação de Desenvolvimento Rural da Comunidade Mumbuquinha, Adilson Vieira Lago, aponta que a cada ano crescem as expectativas dos moradores, lamentando, no entanto, que o trecho tem se transformado em uma verdadeira armadilha, principalmente para caminhoneiros. “Eles olham no mapa, vêem a BR pensando ser toda asfaltada e não esperam ver terra”. Adilson lembra que pela ligação estratégica esse movimento de veículos só vem crescendo.

         A presidente da Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável, Isabel Ribeiro (Belinha), confirma que tem sido uma constante caminhoneiros desavisados terem que descarregar a carga, porque quando se dão conta dos atoleiros o veículo não tem como subir. De acordo com ela, um manifesto deve cobrar dos deputados a conclusão do asfalto não apenas pela questão do sofrimento dos usuários da estrada, mas se pensando no desenvolvimento.

         Para o vereador Renato Andrade, o movimento deve unir todas as forças para atingir resultados. “Toda a vez que a união aconteceu o resultado veio. Um grande exemplo é a  terceira faixa da rodovia MG 050 em Passos, trabalhamos unidos e o resultado apareceu”, salienta.

© 2019 Câmara Municipal de Passos
Todos os direitos resevados.