Notícias

Debate agiliza criação do serviço de inspeção municipal

16 de Fevereiro de 2011

         A Câmara Municipal de Passos debateu hoje à tarde (16/02) a implantação do Serviço de Inspeção Municipal (SIM), reunindo representantes da agroindústria, da vigilância sanitária e de vários órgãos governamentais do setor. Um resultado concreto do encontro foi que a Prefeitura assegurou que em menor espaço de tempo possível vai enviar à Casa projeto de lei tratando da criação do serviço.

         O vereador Edmilson Amparado, que articulou a reunião, explicou que a implantação vai beneficiar principalmente os pequenos produtores rurais, destacando que produtos da pequena agroindústria vão ter um selo para serem comercializados no município. “O selo pode trazer uma visão nova para o pequeno”, afirmou, depois de citar o exemplo da agricultura familiar no município de Guapé, onde segundo ele a existência do SIM possibilitou no ano passado um movimento de R$ 1,8 milhão no comércio para os pequenos.

         O secretário municipal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), Izonel Lopes, defendeu a implantação planejada, justificando que primeiro deve se apurar a demanda porque o serviço vai trazer impacto financeiro para o município. Além de um corpo técnico, ele lembrou que o funcionamento terá que contar com uma estrutura própria de laboratórios ou na forma conveniada.

         O representante da Emater-MG, Paulo César Stripari, elogiou a iniciativa, ressaltando que se trata de um mecanismo de estímulo à produção, ao lembrar que produtores de ovos e de peixes no município, por exemplo, são obrigados hoje a atuarem na clandestinidade por não contarem com nenhum órgão certificador no âmbito local. “É de suma importância porque vai tornar o pequeno capaz de entrar no mercado”, defendeu.

         Para o delegado regional do Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), Paulo Junqueira, a iniciativa é positiva porque vai valorizar a agricultura familiar. Na mesma trilha, a veterinária do órgão, Valéria Peixoto, disse que se trata de um instrumento que faz falta em Passos ao lembrar que ele já funciona em muitos outros municípios.”Que seja bem vindo porque vai gerar empregos e renda e saúde para o consumidor”, disse. O representante da Casmil, Walter José Pereira, por sua vez, afirmou que a empresa vê com olhos.

         A presidente da Câmara, vereadora Tia Cenira, cumprimentou o colega Edmilson Amparado pelo debate, ressaltando que é o pequeno produtor sendo valorizado. O vereador Antonio Mendonça, o Zetinho, disse que ganham o homem do campo e a sociedade. O vereador Luis Carlos Júnior (Dentinho) afirmou que o debate auxilia a Prefeitura e beneficia os produtores.

        O vereador Paulo Rodrigues salientou que a criação do serviço vai contribuir inclusive para a redução do êxodo rural. O vereador José Antonio Campos (Tuco) frisou que o município tem tradição na agropecuária e que os produtores estão aguardando a implantação para agregar valor aos produtos. O vereador Edmilson  Amparado lembrou que o debate nasceu a partir de uma idéia do vereador Renato Andrade – que desde a legislatura passada defende o SIM e que não pode estar presente na reunião de hoje por compromissos assumidos em Belo Horizonte.

       O encontro contou com a presença também do vereador Marcos Salutti. Durante as discussões, o chefe de Gabinete da Prefeitura, Telmo Santiago, assumiu o compromisso de que em menor espaço de tempo o projeto de lei vai ser enviado à Câmara.

© 2019 Câmara Municipal de Passos
Todos os direitos resevados.