Notícias

Feirantes do pastel apresentam demandas

10 de Fevereiro de 2011

          A diretoria da Associação dos Produtores de Alimentos Artesanais de Passos, representada por seu presidente, Wellington Barretto de Lima, e secretária, Cristina Maria Evangelista, foi recebida hoje à tarde (09/02), no plenarinho, em reunião pela presidente da Câmara, vereadora Cenira de Fátima Gomes Macedo (Tia Cenira). Os diretores abordaram a situação da entidade e apresentaram demandas dos donos de barracas que participam às quintas-feiras na praça Geraldo da Silva Maia da conhecida ‘Feira do Pastel”.

         A reunião havia sido agendada pelo vereador Paulo Rodrigues – que não pode estar presente por estar doente. Segundo o presidente da Associação, - fundada em 2001 - o setor vem funcionando regulamentado por decreto municipal e por um termo de ajustamento de conduta (TAC), assinado com o Ministério Público estadual, que determina lista de espera para quem deseja entrar no segmento e não permite a comercialização do ponto de comércio no local.

         Quando um dono de barraca decide desistir do negócio, de acordo com Wellington, ele só pode vender o equipamento, entregando o ponto para a Associação – que se incumbe de convocar substitutos que estão na lista de inscrição. Atualmente o local reúne 12 barracas e a entidade mostra-se preocupada com a situação do termo de ajustamento e com o próprio futuro da Feira, da qual dependem inúmeras famílias.

         A presidente da Câmara, Tia Cenira, disse que a Feira é uma opção de lazer de toda a população e por isso precisa ser estimulada, na medida em que também é fator gerador de renda e de empregos para muitas famílias. A vereadora lembrou que muitas cidades do porte de Passos mantém esse comércio segmentado em grandes áreas, estimulando os microempreendedores

© 2019 Câmara Municipal de Passos
Todos os direitos resevados.