Notícias

Câmara quer manifestação da empresa sobre SIF no Frigom

17 de Novembro de 2010

            A Câmara Municipal de Passos espera do empresário Marcos Esper Baldini uma manifestação oficial sobre o futuro da inspeção sanitária no Frigorífico Municipal (Frigom), uma vez que, convidado, ele não compareceu à Audiência Pública que discutiu na noite de terça-feira (16 de novembro) os riscos da unidade perder o Serviço de Inspeção Federal (SIF). Vereadores ressaltaram no debate não aceitar o Frigom trabalhando sem o SIF.

            A Audiência foi proposta pelo vereador Luis Carlos do Souto (Dentinho), tendo em vista informações não confirmadas de que o cessionário do Frigom estaria pensando em trocar a inspeção do SIF pela a do Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA). Marcos Baldini ganhou da Prefeitura o direito  de explorar o Frigom pelo período de 25 anos, através de projeto aprovado pela Câmara.

            Sem a presença do empresário, falaram no evento a representante do IMA, vereadores, pecuaristas e o secretário municipal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Izonel Lopes. O vereador Dentinho abriu os trabalhos lamentando a ausência do dono do Frigmar, ressaltando que sem a Inspeção Federal o Frigom fecha a possibilidade da exportação, de vender para outros Estados e um possível retorno futuro do SIF implicaria em espera de prazos enormes.

            A veterinária Valéria Peixoto, da regional do IMA, confirmou que o órgão foi procurado pelos atuais responsáveis do Frigom, que vistorias no local já estariam a caminho de ser feitas pelo órgão mineiro, mas ressalvou que se o Instituto passar a atuar no Frigom as exigências de inspeção não serão menores. De acordo com ela, o trabalho do IMA exige um veterinário permanente todos os dias no local, além do Estado cobrar pelo serviço. Pelas contas dela, a chamada taxa de produção obrigaria o Frigom a uma despesa com o Estado na ordem superior de R$ 6 mil por mês. Com o SIF não existe essa despesa.

            O vereador Marcos Salutti disse que o cessionário do Frigorífico estaria enfrentando problemas com prazos estipulados pelos Serviço Federal. A vereadora Cenira de Fátima Macedo  (Tia Cenira) disse que o Frigom não pode perder o serviço. O vereador Jéferson Faria (Jefinho) afirmou que o empresário, como maior interessado, deve ser convocado para falar na Câmara.

          O vereador Renato Andrade, por sua vez, ressalvou que se há problemas com prazos todos deveriam unir esforços para se buscar as autoridades em Brasília, para preservar o trabalho do SIF. Participaram também da Audiência os vereadores Edmilson Amparado e Paulo Rodrigues.

          O vereador Dentinho informou que espera pelo retorno a Passos do responsável pelo SIF, Juarez Carvalho Maia – que, convidado, não participou da Audiência porque estava viajando -, para saber se já houve ação formal do dono do Frigmar pela retirada da Inspeção Federal. “Precisamos saber. Estamos (vereadores) sentindo-se tapeados, porque só votamos a concessão do Frigom em regime de urgência porque havia o compromisso dele (empresário) de que o SIF seria mantido”, afirmou.

 

SDLP/jpe
039/2010
17/11/10

© 2019 Câmara Municipal de Passos
Todos os direitos resevados.