Notícias

Câmara age para evitar o fechamento do Cismip

09 de Novembro de 2010

            A Câmara Municipal de Passos vai realizar audiência pública na próxima sexta-feira, dia 12 de novembro, às 18h, para debater o futuro do Cismip – Consórcio Intermunicipal de Saúde da Microrregião de Passos. Denúncias chegaram ao presidente da Câmara, vereador Nivaldo Chaparral, de que há gente manobrando para fechar o Cismip. A Câmara quer ouvir a Prefeitura e todas as partes envolvidas.

            “Tem uma máfia querendo fechar o Cismip”, denunciou o presidente da Câmara durante a reunião ordinária da segunda-feira (8 de novembro). De acordo com ele, trata-se de uma nova investida de quem age para privilegiar outros segmentos do sistema público de saúde. “Está quase fechando. O Consórcio foi uma conquista de Passos e região. Já tentaram fechá-lo administrativamente com dívidas astronômicas”, afirmou Chaparral. “Do jeito que está caminhando não vai até o meio do ano”, completou.

            O vice-presidente da Câmara, vereador dr. Cláudio Félix, ao se pronunciar sobre o tema, disse que o município de Passos é o maior credor do Cismip é que mesmo o Consórcio vendendo serviços mais baratos a Prefeitura prefere comprá-los da Santa Casa . Para o vereador Edmilson Amparado, o debate requer urgência. “Quem estiver por trás que seja responsabilizado. Não vamos deixar sombras; vamos colocar em pratos limpos”, defendeu.

            O presidente da Câmara explicou que a audiência pública deve ser organizada pela Comissão de Saúde da Casa, destacando que o sistema de saúde da cidade já se encontra caótico e que a situação tende a piorar sem o Consórcio. “A saúde já está um caos. Se fechar, vai ficar pior”.

 

Projetos

            Apenas um projeto de lei foi votado em primeiro turno na ordinária de 8 de novembro, o que reconhece de utilidade pública a Associação GLSBT de Passos, de autoria do vereador Jéferson Faria (Jefinho). Outros três projetos que estavam na ordem do dia foram retirados para serem votados na próxima ordinária.

 

Orçamento

            Nesta quarta-feira, 10 de novembro,  às 18h, a Comissão de Fiscalização Financeira e Orçamentária da Câmara promove audiência pública para colher propostas da sociedade civil para a Lei Orçamentária Anual para o exercício de 2011 e revisão do Plano Plurianual. O evento acontece no plenarinho e é aberto a toda a comunidade.

 

SDLP/jpe
037/2010
9/11/10

© 2019 Câmara Municipal de Passos
Todos os direitos resevados.