Notícias

Câmara vai solicitar ao prefeito prioridade para Bombeiros

01 de Junho de 2010

            A necessidade urgente do município agilizar a doação de  área,  para a construção de um novo quartel do Corpo de Bombeiros Militar, será levada ao prefeito José Hernani em reunião de todos os vereadores . A idéia  do encontro partiu do vereador Renato Andrade, durante a  ordinária da Câmara de segunda-feira (31 de maio), quando a questão levantou intenso debate. Segundo o vereador, a definição da área requer urgência. A Câmara aguarda desde o ano passado o projeto de doação a ser enviado pela Prefeitura.

            O Corpo de Bombeiros mantém uma companhia em Passos e está sem espaço para ampliar as atividades. O novo quartel é o passo mais importante para futuramente a companhia ser transformada em um batalhão. No atual quartel faltam vagas para os novos veículos da corporação e para o aumento de efetivo. A situação precária estaria tirando, por exemplo, Passos da lista de cidades que vão ser  contempladas com sofisticadas novas unidades de resgate, importadas da França. O veículo está avaliado em R$ 450.000 e o que seria destinado e Passos poderá levado para outra cidade, conforme informado em audiência na Câmara.

           A companhia está sem poder receber novos bombeiros, pela limitação do alojamento, e recentemente teria ficado sem poder instalar uma fração feminina  porque no local só existe um banheiro. Entre os bombeiros  existe o receio de que a demora na doação da área comprometa a criação do batalhão, que nesse caso seria instalado em outra cidade.

            No começo do ano passado a Câmara entregou ofício ao então vice-governador Antonio Anastasia, pedindo a criação do batalhão da corporação. No final de 2009 a Prefeitura informou pela imprensa ter oferecido aos bombeiros área situada atrás dos barracões da Ambev, na rodovia MG 050, e que o local fora aprovado pelo comando, através de um coronel vindo de Belo Horizonte.

            A necessidade de doação da área voltou a ser discutida em audiência pública promovida pela Câmara na semana passada, quando foram recebidas propostas de emendas ao projeto de Diretrizes Orçamentárias (LDO), e foi foco dos pronunciamentos da tribuna na reunião ordinária. A vereadora Cenira de Fátima Macedo (Tia Cenira) classificou a demora na doação da área como “vergonha”, afirmando que a “politicagem” teria criado um impasse em torno do tema. Na mesma trilha criticaram os vereadores Jéferson Rodrigues (Jefinho), Luis Carlos do Souto (Dentinho), dr. Cláudio Félix e Antonio Mendonça (Zetinho).

O vereador  Renato Andrade sugeriu um manifesto da Casa e uma visita de todos os colegas  ao prefeito Hernani, para apressar o envio do projeto. Hoje à tarde ele buscou o gabinete do prefeito, pedindo o agendamento da audiência O vereador Edmilson Amparado, por sua vez, informou que outras áreas foram cogitadas para a doação e que a corporação optou pela atrás da Ambev, afirmando que a Prefeitura aguarda manifestação formal do comando. De acordo com ele, o terreno vai precisar ser desmembrado.

 

Projetos

            Na reunião de 31 de maio foi aprovada pelo plenário em primeiro turno proposta de emenda à Lei Orgânica, que inclui na lei maior do município a concessão dos serviços de mototáxi e moto-entrega. Os autores da emenda são os vereadores Luis Carlos do Souto (Dentinho), Jéferson Rodrigues (Jefinho) e Cenira de Fátima Macedo (Tia Cenira). A proposição incorporou uma emenda modificativa e segue agora para discussão em segundo turno antes da sanção.

            Um outro projeto que estava na ordem do dia, de autoria do vereador Edmilson Amparado, dispondo sobre normas para evitar a propagação de doença transmitida por vetores (dengue), foi retirado da pauta para adequação das emendas – em número de oito, propostas pelas comissões de Legislação e de Saúde.

            Em segundo turno os vereadores aprovaram projeto de autoria do vereador Renato Andrade, dispondo sobre a distribuição de materiais impressos à população. Em turno único foi aprovado projeto de autoria do vereador Marcos Saluti, dispondo sobre a inclusão de Oscar Fernandes na ordem do Mérito Legislativo.

 

SDLP/jpe
020/2010
1º/06/10

© 2019 Câmara Municipal de Passos
Todos os direitos resevados.