Notícias

Encontro da BR-146 reuniu 20 municípios

22 de Março de 2010

            A Câmara Municipal de Passos realizou com sucesso na sexta-feira (19 de março) o Encontro Regional sobre a BR-146, com o objetivo de mobilizar a comunidade local e da região pela efetiva implantação da rodovia. O evento reuniu cerca de 200 pessoas, de 20 municípios, entre deputados, prefeitos, vice-prefeitos, vereadores, dirigentes de associações e usuários da estrada, cujas obras há mais de quatro anos estão paralisadas em Passos.
            Três deputados federais estiveram presentes: Carlos Melles, Geraldo Thadeu e Marcos Montes, assim como dois deputados estaduais: Antonio Carlos Arantes e Domingos Sávio. A mesa esteve composta ainda pelo presidente da Ameg, prefeito Mauro Zanin (S.S. do Paraíso), pelo presidente da Amog, prefeito Paulo Geraldo Pereira (São Pedro da União), por um representante do DNIT, Silvio Duarte, da cidade de Oliveira, e pelo secretário municipal de Planejamento, Toninho Pastor.
            Foram cerca de três horas de debates e pronunciamentos, todos destacando a necessidade das obras da BR-146 serem retomadas para a integração do Sul de Minas/Sudoeste com o Triângulo Mineiro/Alto Paraíba. O representante do DNIT confirmou que as obras de Guaxupé a Bom Jesus da Penha vão ser iniciadas nesse ano e disse que o novo projeto topográfico e de engenharia do trecho Bom Jesus da Penha a Passos encontra-se em fase de conclusão. Segundo ele, quando da primeira vez em que o trecho foi trabalhado todo o projeto foi elaborado, mas que passado tanto tempo o DNIT viu necessidade de adequações.
            Os participantes do Encontro aprovaram manifesto proposto pela Câmara Municipal, pelo qual a região vai buscar o apoio das autoridades com o objetivo de reforçar a mobilização. Um documento será entregue ao governador Aécio Neves, defendendo como parte da integração a necessidade da pavimentação de São João Batista do Glória a Delfinópolis, a chamada Estrada Ecoturística da Serra da Canastra. Outro será encaminhado ao DNIT pedindo agilidade na confecção do projeto de ligação de Passos com Bom Jesus da Penha.
            Um terceiro documento vai pedir aos deputados federais e estaduais do Sul de Minas, Sudoeste, Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba a formação de um grupo especial de trabalho, visando a união de esforços, com objetivo de acompanhar os projetos junto às esferas estadual e federal.
           Além de Passos, o evento reuniu representantes dos seguintes municípios: Alfenas, Alterosa, Areado Bom Jesus da Penha, Capitólio, Carmo do Rio Claro, Delfinópolis, Ibiraci, Itaú de Minas, Jacuí, Nova Resende, Sacramento, São João Batista do Glória, São José da Barra, São Pedro da União, São Sebastião do Paraíso, São Roque de Minas,   Piumhi, Vargem Bonita.
 
SDLP/jpe
009/2010
22/03/10

© 2019 Câmara Municipal de Passos
Todos os direitos resevados.