Notícias

Vereadores vão a Santa Casa interceder por servidores

26 de Maio de 2009

            Um grupo de vereadores esteve na Santa Casa de Misericórdia na sexta-feira (dia 22 de maio) quando pediu a reabertura de negociações entre o hospital e o Ipsemg, a fim de viabilizar o convênio de atendimento para os servidores estaduais em Passos. A visita do grupo foi um dos resultados do círculo de debates promovido pela Câmara Municipal na noite anterior (21 de maio), quando esteve em pauta a falta do atendimento médico-hospitalar ao funcionalismo, segurados do Ipsemg.
            A inexistência de um convênio do gênero estaria prestes a ser resolvida porque, conforme ofício enviado pelo Ministério Público Estadual, o Ipsemg teria acertado um contrato com o Hospital São José para vigorar a partir do próximo dia 1º de junho. Há servidores que acham importante esse atendimento ser estendido para Santa Casa.
            O círculo de debates, solicitado pelo vereador Renato Andrade, reuniu cerca de 90 participantes, a maioria professores da rede estadual. Embora convidados, Ipsemg, Santa Casa e Hospital São José não enviaram representantes. A presidente da sub-sede do Sindicato Único dos Trabalhadores da Educação (Sind-UTE), Maria Antonia Mourão Barbosa, lamentou as ausências, lembrando que era um momento importante para se esclarecer tantas dúvidas.
            O presidente da Câmara, vereador Nivaldo Chaparral, propôs a possibilidade inclusive dos vereadores irem à sede do Ipsemg, em Belo Horizonte, junto com representantes dos servidores, para tentar uma saída para o impasse. No final do debate, foi avaliada a proposta de se procurar os hospitais da cidade já no dia seguinte, o que se concretizou – no caso específico da Santa Casa.
            Ofício recebido do promotor de Justiça Antonio José Oliveira e que teve cópias distribuídas pela Câmara, no final do debate, informou sobre o fechamento da negociação entre o Instituto e o Hospital São José. O documento ressalta  que o gerente de interiorização e a direção regional do órgão, sediada na cidade, estiveram na Promotoria junto com representantes do estabelecimento, chegando a um acordo.
            Conforme explanado aos vereadores por professores que usaram a palavra, a categoria insiste na expectativa de ser atendida também na Santa Casa, por isso a visita do grupo, com a participação dos vereadores Nivaldo Chaparral, Antonio Mendonça (Zetinho), Edmilson Amparado, Luis Carlos (Dentinho) e dois representantes do magistério estadual. A comissão foi recebida pelo diretor Daniel Soares, que garantiu haver interesse da Santa Casa no atendimento, informado ter ocorrido negociações, mas que um acordo estaria difícil para o que o Ipsemg não estaria aceitando a tabela de honorários médicos para o convênio.
            O presidente Nivaldo Chaparral considerou importante a mobilização da Câmara, porque segundo ele forçou o Ipsemg a apressar uma solução, levando em conta que há muito tempo o funcionalismo está sem cobertura hospitalar na cidade. Segundo ele, o grupo de vereadores está tentando marcar para essa semana a ida a Belo Horizonte, para discutir a possibilidade de uma negociação com a Santa Casa.
 
SDLP/jpe
021/2009
25/05/09

© 2019 Câmara Municipal de Passos
Todos os direitos resevados.