Notícias

Audiência Pública ouve interventores da Casmil

06 de Novembro de 2007

            Em mais uma ação da Câmara Municipal de Passos em defesa da Casmil, os vereadores realizaram Audiência Pública com os interventores da empresa, durante reunião ordinária da noite de segunda-feira (5 de novembro). O prefeito Ataíde Vilela também  atendeu a convite da Casa, defendendo a importância da união de todos os segmentos em torno da Cooperativa, que vive dias de dificuldades desde a realização da Operação Ouro Branco.

            Logo depois da interdição do setor de recepção da Casmil, há duas semanas, a Câmara já havia se articulado rapidamente, aprovando um ofício assinado em conjunto por todos os vereadores, pedindo agilidade da Justiça em uma solução para o caso. Durante aquela semana inteira, boa parte dos vereadores esteve também mobilizada em reuniões externas, sempre com o objetivo maior da preservação de uma instituição de quase 60 anos, em torno da qual giram os interesses econômicos dos pecuaristas de leite de toda uma região.

            O presidente da Câmara Municipal, vereador Nivaldo Chaparral, articulou a realização da Audiência em caráter de urgência na mesma noite em que a Casa já havia criado uma Comissão Especial, encarregada de dar suporte em ações que visam resgatar a credibilidade da empresa. Compareceu para a Audiência no plenarinho a comissão de interventores formada por Leonardo Medeiros, Sérgio Paim Beraldo e Renato Rezende. O debate durou quase duas horas.

            O cooperado Leonardo Medeiros, ao falar em nome do grupo, disse que para a Casmil o caso “abalou, de forma profunda”, propondo-se a falar aos vereadores em uma agenda positiva. Segundo ele, em um primeiro momento os interventores estão buscando mobilizar a classe política, Igreja, a mídia e vários outros segmentos, objetivando a recuperação da imagem da instituição. Leonardo afirmou que a plataforma já conseguiu retomar a recepção em mais de 50% da produção, mas não citou números. Ele garantiu que a Casmil vai pagar em dia todos os fornecedores que estão enviando leite para a sua recepção.

            O vereador dr. José Roberto Bernardes quis saber sobre a situação financeira. Leonardo disse que esses números devem ser repassados aos cooperados, em assembléia que será realizada nas próximas duas semanas, e garantiu que o grupo já está enxugando gastos, que postos de recepção já foram fechados em três cidades e que se for preciso haverá demissões de funcionários.

            O vereador Alexandre de Almeida mostrou-se otimista com a recuperação da Cooperativa. Para ele, a comissão interventora tem sido corajosa ao adotar medidas com rapidez. O vereador disse ser favorável à fiscalização. Para Leonardo, foi exatamente a ausência de fiscalização sobre o leite, de quem deveria fazê-lo, que criou toda a situação, frisando que por conta disso a Casmil paga agora um alto preço.

            Na opinião do vereador Renato Andrade, ao manifestar apoio irrestrito ao grupo de interventores, o momento é doloroso para recuperar a credibilidade, mas mostrou também confiança de que a maior empresa genuinamente passense poderá ser recuperada. O vereador Marcos Salutti disse ter ficado satisfeito ao saber que a Casmil já recuperou metade do mercado, defendendo a idéia de que será preciso agora uma auditoria. Em resposta, Leonardo Medeiros afirmou que uma auditoria não se faz de um dia para o outro e que entende que esse trabalho deve ser de responsabilidade de uma nova diretoria, a ser eleita em assembléia.

            Por sua vez, o vereador Sebastião Bacada defendeu a elaboração de um documento a ser enviado ao Ministério da Agricultura, pedindo reparos à imagem da Casmil e da Cooperavale, que segundo ele funcionaram como “bode expiatório”. O vereador Hilton Silva quer um trabalho abrangente com todas as lideranças políticas da região, pelo qual se busque resgatar o nome da Cooperativa. Segundo Leonardo, o tempo tem sido escasso, reclamando que reconquistar o mercado tem sido difícil enquanto não se abaixa a poeira na mídia, mas que medidas nesse sentido têm sido tomadas, uma delas tem sido a de visitar os pontos de venda. Leonardo aproveitou o contexto para dizer que acredita que o episódio deverá levar a Casmil a investir no aumento da produção na indústria.

            De acordo com ele, a adulteração denunciada envolvia carretas que faziam o transporte para fora, utilizando-se apenas o soro. Garantiu que o leite consumido em Passos e região nunca teve problemas. Ele fez questão de destacar nesse sentido que testes do Procon estadual não encontraram nenhuma alteração nos produtos da Casmil. Na fala do vereador Renatinho Ourives, a recuperação de 50% do mercado representa a força da instituição, comprometendo-se como presidente da Associação Comercial e Industrial (Acip) a repassar comunicado a todos o associados, solicitando a retomada da venda dos produtos Casmil.

            O pronunciamento do vereador Valdemar Ribeiro também foi em tom de otimismo pela recuperação da crise na empresa. O vereador dr. Cláudio Félix disse que o caso macula a imagem, mas ressalvou que a comissão interventora está no caminho certo. Cláudio Félix parabenizou o prefeito Ataíde Vilela pelos esforços em defesa da Cooperativa, afirmando que o chefe do Executivo foi o primeiro a colocar “a cara a tapa”.

            O vereador José Antonio Freitas (Tuco) defendeu a ação política para “quebrar barreiras”, sugerindo a mobilização de entidades como Ameg e Amog. Para ele, a Casmil errou ao buscar o que chamou de “crescimento exagerado”, mas  pode se recuperar. “A parede caiu”, definiu Leonardo, para quem o desafio agora é retomar a construção de ”tijolo em tijolo”. Ele destacou o compromisso dos interventores com a qualidade do leite, acentuando que a Cooperativa tem o desafio de buscar “contratos firmes” com novos compradores.

            Para o prefeito Ataíde Vilela, não restam dúvidas de que o leite e produtos Casmil podem ser consumidos com segurança, porque passaram a ser os mais fiscalizados do País. Ataíde disse que a Casmil foi duplamente castigada como “bode expiatório” e que está disposto a visitar pessoalmente todos os compradores de leite, para contribuir com o restabelecimento de seus negócios. O prefeito aproveitou para elogiar o clima de “maturidade” vivido no município com o somatório de forças, uma vez segundo ele que oposição e situação estão unidas em defesa da Cooperativa.

 
 
SDLP/jpe
047/2007
06/11/07

© 2019 Câmara Municipal de Passos
Todos os direitos resevados.