Notícias

Passos vai ter Delegacia da Mulher

09 de Março de 2001

O município vai ganhar uma Delegacia da Mulher, segundo entendimentos que estão sendo mantidos entre o presidente da Câmara Municipal de Passos, vereador Marcos Salutti, e a Secretaria de Estado de Segurança Pública. Com este objetivo, Sallutti manteve audiência, em Belo Horizonte, na última quinta-feira, com o secretário da Segurança, Márcio Barroso Domingues, e com o secretário-adjunto, José Antonio de Moraes, na data em que se comemorava o Dia Internacional da Mulher, depois de já ter conversado em Passos com o delegado regional, José Eustáquio Nicolau Lima.
A Delegacia da Mulher, um projeto que os grandes centros começaram a experimentar na década de 80, é uma unidade policial específica para combater a violência contra as mulheres. São eficazes neste objetivo, na medida em que dão maior segurança para as vítimas saírem do anonimato e prestarem queixas sobretudo da violência doméstica a que estão sujeitas.
De acordo com o acertado, a Delegacia vai exigir a participação do município na sua concretização, já que o funcionamento exige recursos humanos complementares, como o trabalho de um psicólogo e de uma assistente social. O secretário-adjunto, José Antonio de Moraes, disse que a Secretaria disponibilizará a delegada e os policiais.
O presidente da Câmara antecipou que não haverá dificuldades na ajuda do município, devido ao seu bom relacionamento com o prefeito José Hernani Silveira e a postura da administração em apoiar tudo aquilo que vier em benefício da comunidade. "A Prefeitura apoia esta iniciativa, que irá concretizar um sonho de mais de 10 anos", afirma Sallutti.
Segundo ele lembra, o projeto da Delegacia da Mulher era uma antiga reivindicação do ex-vereador Raimundo Baldini, mas não foi possível na época devido à limitação de recursos humanos. "Naquela época não tínhamos inclusive mulheres trabalhando como delegadas em Passos".
Antes de viajar para Belo Horizonte, Marcos Sallutti já havia conversado sobre o projeto com o titular da 24ª Delegacia Regional de Segurança Pública, delegado José Eustáquio Nicolau Lima, de quem obteve boa acolhida para a idéia.


ACS/jpe
009/2001
09/03/01

© 2019 Câmara Municipal de Passos
Todos os direitos resevados.