Notícias

Comissão de Educação marca audiência para debater privatização de Furnas

23 de Março de 2001


A Comissão de Educação, Cultura, Desporto, Turismo e Lazer da Câmara Municipal de Passos vai realizar uma Audiência Pública, na próxima quarta-feira, dia 28 de março, para discutir o projeto do Governo Federal de privatização de Furnas Centrais Elétricas. A Comissão quer com a iniciativa discutir paralelamente os problemas que estão sendo criados com o baixo nível do reservatório de Furnas.
Hoje à tarde, no plenarinho, os vereadores que integram a Comissão deram entrevista coletiva, explicando os objetivos da Audiência. A pretensão é reunir na quarta-feira, na Câmara Municipal, às 19h30, todos os segmentos representativos da comunidade, incluindo de outras cidades da região. A Comissão é integrada pelos vereadores Auro Maia (presidente), Hélvio Vieira Maia (relator) e José Horta da Silva (membro).
Para a reunião, a Comissão está despachando convites para sindicalistas do setor elétrico, entidades ambientalistas, lideranças estudantis, entidades de classes, associações de municípios e associações de bairros .Mas a Audiência Pública é aberta, podendo participar qualquer cidadão, mesmo não tendo recebido o convite formal.
A questão da privatização de Furnas interessa diretamente à população passense e de toda a região. O município de Passos, por exemplo, foi um dos mais prejudicados à época da construção da Usina Marechal Mascarenhas de Morais (Peixotos), de propriedade de Furnas Centrais Elétricas. Com a venda da empresa, já anunciada pelo Governo, a região pode voltar a perder muito, depois de já ter sofrido incontáveis prejuízos.
Além disso, lembram os membros da Comissão da Câmara Municipal, os municípios da região vivenciam alarmante crise social, em função do baixo nível dos reservatórios, em especial no caso de Furnas. O baixo nível de armazenamento no lago de Furnas, que praticamente atingiu seu limite, prenuncia racionamento.
A partir da Audiência Pública, a Comissão de Educação, Cultura, Desporto, Turismo e Lazer da Câmara Municipal, pretende organizar um Movimento amplo de resistência à privatização de Furnas e das águas, segundo afirmam os seus membros.
A questão interessa diretamente à Comissão, que tem entre as suas competências específicas as áreas de conservação da natureza, defesa do solo e dos recursos naturais, política e direitos ambientais.

Comissão de Administração
da Fesp visita a Câmara

A Comissão de Administração da Fundação de Ensino Superior de Passos (Fesp/Campus da UEMG), tendo à frente seu novo presidente, advogado Jairo Roberto da Silva, esteve na Câmara Municipal de Passos na última terça-feira, realizando visita de cortesia ao presidente, vereador Marcos Salutti.
No encontro, a Comissão colocou para o presidente da Câmara a situação da Fesp, abordando também os planos de ampliação da Fundação. O vereador Marcos Salutti afirmou que a Câmara Municipal sempre foi parceira da Fundação de Ensino Superior, tendo por isso abraçado também a causa da implantação do campus da Universidade do Estado de Minas Gerais.
Na visita, o presidente da Câmara discorreu também sobre os seus planos para a Casa, entre os quais a implantação da Escola do Legislativo e do Centro de Atendimento ao Cidadão.

Extraordinária aprova
projeto das mesas em calçadas

Na última quinta-feira, a Câmara Municipal de Passos realizou reunião extraordinária à tarde, a fim de decidir sobre a mudança do Código de Posturas, em relação à colocação de mesas nas calçadas de bares. Por unanimidade de 14 votos, em duas sessões extraordinárias, a Câmara aprovou o projeto de lei de autoria da vereadora Marli Ferreira Soares, que trata da alteração.
Dois projetos tramitavam na Casa tratando da mudança do Código de Posturas. O projeto do Executivo, com a aprovação de uma proposição de vereador, ficou prejudicado e não pôde assim entrar em votação.
O projeto aprovado, como proposição de Lei, vai à sanção do Executivo na semana que vem.

ACS/jpe
013/2001
23/03/01

© 2019 Câmara Municipal de Passos
Todos os direitos resevados.