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Câmara debate soluções para o trânsito

27 de Fevereiro de 2007

            O Departamento de Transporte e  Trânsito da Prefeitura Municipal de Passos fez uso da Tribuna Popular na reunião ordinária da noite de segunda-feira (26 de fevereiro), quando entregou aos vereadores um relatório sobre os problemas do setor da cidade, com muitas sugestões de intervenções para melhorias do tráfego, visando pedestres e motoristas. O órgão alertou que há vias urbanas com o trânsito próximo da saturação.

            O servidor Waldemar R. Oliveira Júnior, falando em nome do Departamento, usou o tempo de 20 minutos previstos para a Tribuna com o objetivo, segundo ele mesmo, de levar para o Legislativo o debate sobre um setor cujos problemas têm crescido à medida que a cidade se expande e do aumento crescente do número de veículos em circulação.

            O presidente da Câmara, vereador Nivaldo Chaparral, disse que a Câmara abre uma discussão importante e convidou o representante do Departamento para retornar nesse debate com os vereadores, a fim de o Legislativo contribuir com sugestões que contemplem melhorias no setor.

            Segundo o relatório que trata do transporte e trânsito, a cidade conta hoje com cerca de 36.000 veículos em circulação. Em apenas três anos, houve um aumento de nada menos que novos 7.500 veículos, pois em 2004 – com base em números do Detran-MG -, Passos contava com 28.500 veículos.

            Há 10 anos, na comparação do representante do Departamento, a cidade tinha um veículo para cada grupo de 4 habitantes. Atualmente, levando em conta uma população estimada de 110.000 habitantes, essa relação já beira a média de 1 veículo para cada 3 habitantes, com a tendência de em poucos anos se igualar a índices algumas cidades paulistas, onde já há um veículo para cada 2 habitantes.

            Os números, segundo ele, criam novas demandas, na medida em que a cidade necessita resolver seus gargalos no trânsito, a fim de comportar o aumento da circulação dos veículos, sobretudo pensando em benefícios para o pedestre. O relatório aponta ser importante intervenções, por exemplo, na abertura de ruas alternativas e que hoje estão sem solução de prolongamento, como opção para aquelas com grande movimento.

            O estudo sugere nesse âmbito a necessidade da abertura, entre outras, das ruas Amapá (bairro Carmelo), Santa Casa, avenidas José Caetano Andrade, Sabiá e Perimetral, criando alternativas de inversão de mão de trânsito para desafogar vias em saturação, como as ruas Barão de Passos e Praia, avenida comendador Francisco Avelino Maia e rua José Merchiorato.

            Na fala aos vereadores, o representante do Departamento disse também ser importante na área central se pensar na remodelação da avenida Arouca, na ampliação de calçadas – como feito na rua Presidente Antonio Carlos; na implantação de travessias elevadas de pedestres em diversos pontos em bairros; na instalação de lombadas eletrônicas nas entradas da cidade; na construção de um anel viário, entre outras intervenções.

            O documento aponta ainda o problema crônico de estacionamento na área central, sugerindo que a deficiência ocorreria, no entanto, não por falta de vagas mas pela ausência da rotatividade porque o serviço de área azul não funciona. A explanação aos vereadores abordou ainda o novo sistema de linhas urbanas dos ônibus coletivos. Segundo o Departamento, passado o impacto das mudanças os usuários começam a se costumar com o novo sistema, havendo a expectativa de crescer o número de passageiros.

 
SDLP/jpe
005/2007
27/02/07

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