Notícias

Procon Câmara: Quase 30 casos solucionados em apenas um mês

19 de Setembro de 2006

Comemorando o seu primeiro mês de funcionamento, o Procon Câmara, instalado pela Câmara Municipal de Passos, tem um balanço muito positivo das primeiras semanas. Desde sua inauguração (dia 14 de agosto), foram apresentados 33 casos de queixas de consumidores ao Procon, dentre eles consultas e casos concretos efetivamente lesivos ao consumidor. Desse total, 26 foram resolvidos e 07 casos  estão pendentes aguardando uma resposta de fornecedores e/ou trâmites burocráticos.
Dos casos pendentes, apenas 02 tiveram orientação da coordenação para entrarem com ação judicial, uma vez que no Procon Câmara esgota-se a fase administrativa ou conciliatória entre o fornecedor e o consumidor.
Segundo o coordenador do órgão, advogado Vinicius Muzetti, as queixas apresentadas com maior freqüência (perfil) no primeiro mês envolveram empresas de telefonia móvel, de energia elétrica e de serviço de água. Nos demais casos, ainda em índice alto, foram registradas reclamações quanto à apresentação de defeitos em aparelhos eletrodomésticos.
O Procon Câmara registrou ainda  casos envolvendo instituições financeiras e de financiamento (ainda pendentes). As reclamações, explica o coordenador,  envolvem não somente empresas locais, mas também multinacionais, empresas  da Região Norte e Sudeste do Brasil.
            O presidente da Câmara, vereador dr. José Roberto Bernardes, avalia que o resultado positivo  no primeiro mês mostra o acerto da medida na criação do Procon. “É um órgão facilitador, que visa proteger o consumidor e essas primeiras semanas demonstram que na grande maioria dos casos tem-se conseguido a conciliação, ficando bem para o consumidor que estava sendo lesado”, ele afirma. “O Procon Câmara vai crescer ainda mais no atendimento, porque é nossa intenção divulgar mais a sua implantação”, ele acrescenta.
            O Procon Câmara funciona no prédio do Legislativo (Av. Paulo Esper Pimenta, 151) de segunda a sexta-feira, de 12 às 18h   (sala 1, ao lado da portaria).
 
SDLP/jpe
090/2006
19/09/06

 

Fotos da inauguração (14/08/2006)
 

© 2019 Câmara Municipal de Passos
Todos os direitos resevados.