Notícias

Câmara estreia o Projeto Educação Cidadã

21 de Março de 2023
Câmara estreia o Projeto Educação Cidadã

           A 7ª reunião ordinária da Câmara Municipal de Passos, realizada na tarde dessa segunda-feira (20 de março), marcou a inauguração do “Projeto Educação Cidadã”, que visa mobilizar estudantes do ensino médio para participarem do processo legislativo em visitação à Casa. A iniciativa da mesa diretora, idealizada pela presidente, vereadora Aline Macedo (PL), movimentou na estreia os alunos da Escola Estadual Deus Universo e Virtude, reunindo cerca de 60 alunos.

            Para toda a reunião ordinária das segundas-feiras, o Projeto pretende trazer uma escola, em parceria com a Superintendência Regional de Ensino e Secretaria Municipal de Educação. Ao expor os objetivos e como a iniciativa vai funcionar, dando boas vindas aos estudantes, a presidente da Câmara destacou que a participação está aberta também às escolas particulares e outras instituições de ensino.

            Os alunos vão acompanhar a sessão, conhecendo as atividades do processo legislativo, as ações do vereadores, e estarão conversando com todos os vereadores, apresentando sugestões. A Câmara Municipal estará oferecendo o transporte e um lanche aos estudantes.

            Segundo a vereadora Aline, na “Educação Cidadã” o objetivo é formar cidadãos conscientes. “Esperamos que os jovens façam parte do nosso dia a dia”. O Projeto vai se estender até o mês de novembro.

            Numa outra frente de mobilização dos jovens, a Câmara Municipal estará lançando nessa semana o Projeto “Parlamento Jovem” de 2023, em parceria com a Assembléia Legislativa.

 

Projeto: Feira Negra no calendário oficial

         Na ordem do dia da 7ª reunião ordinária, o plenário aprovou em primeiro turno projeto de autoria conjunta dos vereadores Michael Silveira (PP) e João Serapião (PL), que inclui no calendário oficial do município o evento denominado “Feira Negra”. O projeto entrou na ordem do dia por acordo de lideranças, estabelecendo que o evento deve acontecer no mês de novembro, “por se tratar do mês em que é celebrado o Dia da Consciência Negra”.

            O objetivo, segundo os vereadores Michael e João Serapião, é a valorização da tradição negra, “sendo um movimento de grande importância cultural, uma ferramenta de difusão de nossas raízes centenárias, e que precisa ser incluída no calendário oficial do município para que se mantenha forte e com visibilidade em nossa sociedade”.

            A ordem do dia teve a aprovação também de 25 requerimentos de autoria dos vereadores Alex Bueno (PSD), Dirceu Soares (PSD), Edmilson Amparado (MDB), Michael Silveira, Francisco Sena (Podemos), Luis Carlos/Dentinho (MDB) e João Serapião.

            No grande expediente discursaram os seguintes vereadores: Michael Silveira, Alex Bueno, Aline Macedo, Luis Carlos/Dentinho, Edmilson Amparado, João Serapião e Maurício  Silva (União Brasil).

Projetos

            Novos projetos que foram lidos e passaram a tramitar na Câmara:

- Projeto de resolução da mesa diretora que “Concede a Medalha do Mérito Guardião do Ouro Verde”.

- PL número 020/2023, do Executivo, que autoriza a abertura de crédito adicional suplementar ao Orçamento, em favor da Secretaria Municipal de Saúde.

- PL número 021/2023, do Executivo, que autoriza a abertura de crédito adicional especial ao Orçamento, em favor do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE).

- PL número 022/2023, do Executivo, que autoriza a abertura de crédito adicional especial ao Orçamento, em favor da Secretaria Municipal de Saúde.

- PL número 023/2023, do Executivo, que autoriza a abertura de crédito adicional suplementar ao Orçamento, em favor de diversos órgãos da Prefeitura.

- PL número 024/2023, do Executivo, que autoriza a transferência de recursos financeiros à Associação de Desenvolvimento Cultural (ADESC).

- PL número 026/2023, do Executivo, que autoriza a abertura de crédito adicional especial ao Orçamento, em favor da Secretaria Municipal de Obras, Habitação e Serviços Urbanos.

Agradecimento

            O comandante do 12º BPM, tenente-coronel Leonardo Abdala Guimarães, assinou ofício endereçado a todos os vereadores da Câmara Municipal de Passos, agradecendo pela aprovação dos dois projetos de leis complementares que beneficiam a corporação com o repasse de recursos financeiros. O dinheiro vai ser utilizado na reforma e reinstalação da sede da 77ª Companhia na praça monsenhor Messias Bragança (Matriz), na ampliação do sistema Olho Vivo, inclusive nas estradas rurais do município, na compra de uma camionete 4x4 e de instrumentos para a banda de música do 12º BPM.

Câmara estreia o Projeto Educação Cidadã Câmara estreia o Projeto Educação Cidadã Câmara estreia o Projeto Educação Cidadã Câmara estreia o Projeto Educação Cidadã

© 2019 Câmara Municipal de Passos
Todos os direitos resevados.