Notícias

Renato Vilela: escolhido Trabalhador do Ano

10 de Maio de 2006

        Um dos pioneiros do Porto de Passos, na travessia do Rio Grande, o comerciante Renato Barros Vilela, é o escolhido pela Câmara Municipal para ser homenageado como Trabalhador do Ano de 2006. A homenagem é uma tradição da Casa, que desde o início dos anos 70 escolhe a cada ano um nome da comunidade para ser homenageado por ocasião das festividades do aniversário da cidade.
            Uma comissão especial, composta pelos vereadores dr. Cláudio Félix, Renatinho Ourives e Marcos Salutti, sugeriu o nome de Renato Barros Vilela. O plenário aprovou por unanimidade em turno único, em reunião extraordinária na noite de segunda-feira (8 de maio) ,  o projeto de resolução da mesa diretora  que dispõe sobre o título.
 
 Currículo
 
            O Trabalhador do Ano de Passos, Renato Barros Vilela, nasceu no município, em 17 de julho de 1927. Filho de Norival Vilela Lemos e Blides Barros Vilela, neto de um ex-prefeito, coronel João de Barros, começou a trabalhar ainda criança na fazenda dos pais. Estudou até a 8ª série e serviu ao Exército no Fort de São João da Urca, no Rio de Janeiro. Trabalhou também como bancário e já casado com dona Mafalda Cherchiglia Vilela resolveu que seria pescador,  profissão que exerceu por muitos anos.
            Nos anos 60, quando na travessia de Passos para São João Batista do Glória ainda não existia nenhuma construção, Renato Vilela comprou uma pequena draga e ali se instalou, começando assim com muito suor e dificuldades a extratora de areia Rio Grande.
            Renato Vilela tem 5 filhos (Blides, Renan, Márcio, Marcelo e Carmem Lúcia), 10 netos e 2 bisnetos. Diz sentir-se um homem realizado. Com seus quase 79 anos, ainda nem pensa parar de trabalhar. Seu dia começa às 3h da madrugada e vai até até 17h.
 
 
SDLP/jpe
078/2006
09/05/06

Presidente da Câmara, dr. José Roberto Bernardes, discursa como um dos oradores oficiais do Dia da Cidade, no desfile de 14 de maio.

Momento em que Renato Barros Vilela recebia as homenagens do Legislativo, com o cartão de prata sendo entregue pelo vereador dr. Claudio Félix de Oliveira

© 2019 Câmara Municipal de Passos
Todos os direitos resevados.