Notícias

Comissão de Saúde reúne com Diretor Clínico da UPA

30 de Novembro de 2022

           Na manhã desta terça-feira, 29 de novembro, no plenarinho da Câmara Municipal de Passos a Comissão de Saúde e Ação Social, presidida pelo vereador Dirceu Soares (PSD), e com os membros Gilmara Oliveira (PDT) e Francisco Sena (Pode), estiveram reunidos com o Dr. Flávio Ferreira, médico Ortopedista e Diretor Clínico da Unidade de Pronto Atendimento de Passos, com objetivo de esclarecer as ocorrências e denúncias recebidas na última semana.

            No primeiro momento, o vereador Dirceu Soares falou do objetivo da reunião e da importância desses esclarecimentos para a sociedade civil e do dever da Casa Legislativa em investigar todas as denúncias com relação aos Órgãos Públicos. Em seguida, passou a palavra para que o Dr. Flávio fizesse suas colocações a respeito das irregularidades e denúnciasfeitas pelo Dr. Antônio Carlos, em uso da Tribuna Popular da Câmara na última segunda-feira, na 42ª Ordinária.

            Dr. Flávio Ferreira agradeceu o convite e disse que as graves acusações não procedem e são falsas, e que não foi notificado ou recebeu as denúncias formalmente. Relembrou o modo como trabalhou na Upa em seus 16 anos de concurso até o momento e que, enquanto esteve como Diretor Técnico da Unidade, combateu todas as irregularidades, sempre lutou para combater atos ilícitos e que entente a preocupação dos vereadores e da sociedade civil. Por isso, reafirma seu compromisso com a verdade e a vida.

            Dr. Flávio disse ainda que está seguindo as orientações da Secretaria Municipal de Saúde sobre a Ortopedia no horário noturno, o que é um diferencial na UPA em se tratando de acidentes graves, e que o CRM (Conselho Regional de Medicina) determina uma hora de descanso no plantão médico acima de 12 horas, e uma hora de almoço ou jantar, bem como todos os profissionais da UPA. E que enquanto diretor clínico não possui um horário estabelecido na unidade, mas sempre está lá em horários de maior necessidade, além de ser representante do Conselho Federal de Medina dentro da Upa. Disse também que não tem a necessidade de título de especialidade porque a UPA não é um centro especializado. Apesar disso, é capacitado para a função, visto que já fez 3 anos de especialização e que sempre está estudando e se atualizando na área.

            Em decorrência do oxigênio fechado, poderia ser um ato criminoso ou um ato equivocado de algum funcionário que pode ter trocado e ter esquecido de girar a chave do oxigênio e no dia especifico, não havia pacientes entubados ou com necessidade de oxigênio, além de ter um sistema de alarme que notifica a baixa quantidade de ar. Ele conta que foi notificado do ocorrido em um grupo de Whatsapp, mas que a ocorrência está em Inquérito Policial, pela Polícia Civil e pela prefeitura, em um Processo Administrativo que fora instaurado. A vereadora Aline Macedo aproveitou a oportunidade para reforçar que seu projeto de lei que determina câmeras de segurança na unidade de pronto atendimento já fora aprovado e que espera que a administração cumpra com a lei e instale as câmeras para evitar futuros problemas, além de identificar os criminosos.

            Ao final de reunião, a vereadora Gilmara Oliveira, disse que a Comissão vai avaliar tanto as colocações feitas por ele quanto as do Dr. Antônio Carlos, e agir com cautela e prudência, e que precisam de uma análise em primeiro momento, antes da instalação de uma CPI, e as providências já estão sendo tomadas pelo Controladoria do município e pela Polícia Civil, que tem competência e poderes para investigar de maneira mais precisa. Também falou da necessidade da saúde de Passos passar por uma consultoria: “São colocadas várias deficiências da Upa e PSF’s, e que observamos, decorrentes de várias reuniões que fizemos, é que tem deficiência em todos os setores, a secretaria de Saúde em Passos é muito grande, então já vamos providenciar uma reunião com o prefeito para que seja discutido a questão de ter uma consultoria que vai reestruturar a saúde em Passos”, concluiu a vereadora Gilmara Oliveira.

            Na reunião estiveram presentes os vereadores, Aline Macedo (PL), Dentinho (União), Edmilson Amparado (MDB), Maurício Silva (União), Michael Silveira Reis (PP), Edmilson Amparado e o presidente da Câmara Municipal de Passos, Alex Bueno (PSD). Membros do Conselho Municipal de Saúde e os assessores dos vereadores também estiveram presentes.

© 2019 Câmara Municipal de Passos
Todos os direitos resevados.