Notícias

Câmara tem o Outubro Rosa e inaugura galeria das vereadoras

27 de Outubro de 2022
Câmara tem o Outubro Rosa e inaugura galeria das vereadoras

A Câmara Municipal de Passos aderiu a campanha ‘Outubro Rosa’ para conscientização sobre o câncer de mama. O brilho do refletor de led da caixa d’água da Câmara ganhou um tom cor-de-rosa até o final do mês.
 
Neste mês é preciso reforçar a conscientização e alertar à sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama e outros tipos da doença que atingem as mulheres, assim elas tem mais chances cura assim reduzindo a mortalidade. As ações foram coordenadas pelo presidente da Câmara Alex Bueno (PSD).
 
Galeria da Mulher
 
Na tarde dessa quarta-feira, 26 de outubro às 14h, no plenarinho da Câmara Municipal de Passos houve uma cerimônia de inauguração da galeria das vereadoras de Passos, que em homenagem a ex-vereadora Tia Cenira foi concedido seu nome no hall da galeria. Na composição da mesa, o presidente da Câmara Alex de Paula Bueno convidou Cenira de Fátima Gomes Macedo para representar as homenageadas e o vice-prefeito Arlindo Nascimento representando o Executivo.
 
Na ocasião foram convidadas as representantes que fizeram parte dessa história, exceto Antonina Lemos de Pádua da 3ª Legislatura - falecida -. e Gilda Maria Parenti, da 6ª Legislatura, que por motivos de saúde não pode comparecer. Estavam presentes os vereadores da Câmara, parentes e amigos das homenageadas.
 
Após a apresentação e a saudação feita pelo presidente, foi passada a palavra para consideração de cada uma. A primeira foi Eunice Aparecida Maia da 6ª Legislatura, que relembrou que em seu mandato foi realizada a concretização da sede da Câmara Municipal de Passos, e como engenheira pode contribuir na realização da obra.
 
Aline Macedo da 18ª e atual Legislatura, comentou que apenas 9 mulheres assumiram a função, entre mais de 280 vereadores que já passaram pela Casa Legislativa ao longo dos anos em 19 Legislaturas. Ainda disse apesar de serem poucas, as suas participações na vida política deram grandes contribuições para cidade com competência, força, coragem e muita qualidade.
 
Isabel Aparecida Ribeiro da 17ª e 18ª Legislatura, deferiu palavras de gratidão para os vereadores, e todos os presentes emocionada, agradeceu a homenagem. Gilmara Oliveira da atual Legislatura, parabenizou Aline Macedo pela sugestão da criação da galeria e ao presidente por ter  considerado. E chamou atenção para que minorias ocupem cargos públicos, e adquiram mais espaços na sociedade para que possa ter mais representatividade na política.
 
Marli Aparecida Ferreira Soares, da 14ª Legislatura, definiu a Câmara como o ouvido do povo . Aparecida dos Reis Jerônimo (Dona Cida) , da 18ª Legislatura, disse que as mulheres são metade da população e mães da outra metade, é preciso ter mais mulheres na política, mais negros, mais representatividade. E que se sente honrada e dedica essa homenagem para essas pessoas.
 
Finalmente, a ex-vereadora Tia Cenira lembrou dos anos em que passou pela Câmara, agradecendo a todos pela homenagem.

Câmara tem o Outubro Rosa e inaugura galeria das vereadoras Câmara tem o Outubro Rosa e inaugura galeria das vereadoras Câmara tem o Outubro Rosa e inaugura galeria das vereadoras

© 2019 Câmara Municipal de Passos
Todos os direitos resevados.