Notícias

Plenária Estadual do PJ tem participação dos alunos de Passos

28 de Setembro de 2022
Plenária Estadual do PJ tem participação dos alunos de Passos

           Os estudantes do Parlamento Jovem de Minas 2022 de Passos estiveram presentes na etapa final do projeto na capital do Estado. Estavam acompanhados pelos coordenadores e vereadores Michael Silveira Reis e Aline Macedo. Participaram os jovens Ana Clara Alves, Ana Luíza Ottoni, Mayara Aparecida da Silva alunas da Escola Estadual São José, Erik Kayke de Lima e Emilly Schöps da Cruz Oliveira alunos da Escola Estadual Dulce Ferreira Souza, Kawan Aureliano da Silva da Escola Estadual Nazle Jabur, Carlos Eduardo Pereira da Silva e Natan Felipe de Oliveira Cunha da Escola Estadual Professora Julia Kubitscheck.

            Após três dias de debates os estudantes priorizaram quatro propostas para cada uma das três áreas debatidas; Políticas públicas de prevenção e tratamento em saúde metal; Estratégias da comunidade para promoção da saúde mental; e por último – Uso saudável das novas tecnologias.

            Desde quinta-feira, 22 de setembro, três grupos de trabalho trabalharam na elaboração das demandas de cada um dos subtemas desta edição do PJ Minas, em reuniões realizadas na Escola do Legislativo, coordenadora do projeto na Assembleia. Na ocasião Emilly estava representando o PJ da cidade, escolhida na etapa regional. A coordenadora Aline Macedo esteve presente em todo o processo acompanhando a jovem.

            Já na sexta-feira, 23 de setembro, os demais estudantes do PJ da cidade com o coordenador Michael Silveira chegaram na Belo Horizonte, para participarem desta última fase do projeto. Cerca de 150 estudantes aprovaram, no final da tarde, o documento final do Parlamento Jovem de Minas 2022. Reunidos no Plenário da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), alunos de escolas de várias regiões do Estado debateram 12 propostas sobre o tema "Saúde mental do jovem".

            Iniciada de manhã a plenária final teve duração de mais de 9 horas e representou o ápice do PJ Minas, com a consolidação de sugestões de ações e políticas públicas sobre a temática. Os participantes também elegeram o tema para o próximo ano, que será "Jovem e mercado de trabalho".

            No total são doze ações que constam no relatório final do Parlamento Jovem 2022. Programa de formação política e cidadã promovido pela Assembleia de Minas em parceria com mais de 130 Câmaras Municipais, agora o documento segue para análise dos Deputados Estaduais. Além da redução de tributos sobre remédios e treinamento de profissionais da educação os jovens também sugeriram a criação de espaços municipais para interação com a família e psicólogos, e a inclusão de estagiários da área nas escolas públicas e privadas. Abaixo disponibilizamos o documento final com as propostas. 

Prevenção e tratamento em saúde mental

Na área de prevenção e tratamento em saúde mental, uma das propostas é de propiciar a inclusão de estudantes com deficiência de aprendizagem. Isso se daria através de um programa da Secretaria de Estado de Educação voltado para essa finalidade e contando com profissionais e equipamentos de qualidade.

Os estudantes também propuseram a criação de centrais de auxílio nas escolas, que dariam suporte às salas de aula. Essas centrais teriam a participação de estagiários de psicologia, supervisionados por profissionais já graduados.

Estes psicólogos também seriam responsáveis pela capacitação dos profissionais da educação, com enfoque na multiplicidade de fatores da saúde mental do jovem e na prevenção do adoecimento neuropsíquico.

Estratégias para promoção da saúde mental

Neste subtema, as propostas consolidadas, em linhas gerais, defendem a criação de projetos com psicólogos e psiquiatras para promoção da saúde mental. Entre as ideias estão a criação de rodas de conversa, festivais, atividades ocupacionais, oficinas criativas e atividades culturais.

Todos esses eventos teriam o objetivo de propiciar a troca de experiências entre os jovens, visando a integrá-los em suas comunidades. Esses encontros poderiam também auxiliar profissionais da saúde mental a identificarem pessoas com doenças mentais encaminhando-as às unidades de saúde mental.

Uso saudável das novas tecnologias

A preocupação com os problemas psíquicos, sociais e emocionais causados ou agravados pelo uso irresponsável das tecnologias marcou as propostas desse subtema. Os participantes propuseram, entre outros, a criação de um aplicativo digital, com contatos de profissionais da área, para ajudar as pessoas com transtornos mentais.

Também foi sugerida a criação de uma agenda pública voltada para o uso saudável das novas tecnologias. Estariam incluídas nessa agenda atividades diversas, como oficinas, palestras, debates, disponibilização de conteúdos digitais, entre outros.

Por fim, foi aprovada a sugestão de promover campanhas educativas com o objetivo de prevenir doenças mentais por meio da conscientização sobre o uso da tecnologia na vida do jovem. Essas iniciativas seriam veiculadas pelas redes sociais e pela mídia tradicional e teriam incentivos fiscais por parte do Estado.

Plenária Estadual do PJ tem participação dos alunos de Passos Plenária Estadual do PJ tem participação dos alunos de Passos

© 2019 Câmara Municipal de Passos
Todos os direitos resevados.