Notícias

Câmara inicia discussão dos incentivos para Heineken

23 de Agosto de 2022
Câmara inicia discussão dos incentivos  para  Heineken

           Os vereadores da Câmara Municipal de Passos ouviram três diretores da Heineken Brasil sobre o projeto de instalação do parque industrial em Passos, marcando o início da discussão sobre o projeto do prefeito Diego Oliveira que concede incentivos à empresa. Os diretores falaram de forma remota na reunião ordinária de segunda-feira (22 de agosto).

            Marina de Oliveira Ferreira, diretora de assuntos corporativos e governo,  Antonio Carlos de Souza Frota, da área de tributos e João Marcelo de Castro, gerente de relações com o governo, traçaram os planos de instalação da cervejaria e responderam a perguntas dos vereadores. O presidente da Câmara, Alex Bueno (PSD), deu as boas-vindas aos executivos.

            Segundo a diretora de assuntos corporativos, a Heineken terá em Passos a planta mais moderna da empresa no Brasil, destacando que o empreendimento trará desenvolvimento econômico e social para toda a região. “É com grande alegria que a gente vê o desenvolvimento da nova cervejaria, como objetivamente ela vai possibilitar ainda mais o desenvolvimento da Heineken no Brasil, vai conseguir viabilizar não só no Brasil mas no mundo, através da cidade de Passos, e como efetivamente a gente vai deixar um legado de empregos diretos e indiretos. O setor de cerveja tem essa característica de ser algo plural,  ser algo que vai desde à produção da cerveja até o bar e restaurante, que comercializam nossos produtos, mas também a possibilidade de deixar um legado para a cidade, a melhoria da parte de rodovias”.

            O presidente da Câmara, Alex Bueno,  destacou o papel fundamental do Legislativo na vinda da empresa, lembrando que o Plano Diretor, aprovado no ano passado, foi emendado pelos vereadores de forma altiva expandindo da proposta inicial 1 para 5 km o perímetro urbano, o que tornou possível  o projeto da cervejaria. “Foi uma ação fundamental para que o grupo Heineken pudesse ter a sua decisão da negociação na sequencia, na busca ativa da área e na negociação da área”, afirmou.

Licenças ambientais

            Respondendo ao presidente da Câmara, a diretora Marina disse que a empresa trabalha nos licenciamentos ambientais desde junho, antes de definir a data do início das obras de construção da fábrica.

            O vereador Edmilson Amparado (MDB) ressaltou a grandeza dos números projetados para a fábrica, assinalando tratar-se do início de um debate. O vereador Maurício Silva (União Brasil) disse que todas as contrapartidas do município serão de renúncia fiscal, não devendo haver comprometimento do Orçamento e que a contrapartida do município será irrisória diante da arrecadação  de tributos.

            O vereador Michael Silveira (PP), vice-presidente da Câmara, disse que a Heineken irá contribuir muito para o desenvolvimento econômico.

 

Projeto

            O projeto de lei nº 084, que concede incentivos para a instalação, prevê isenção  do IPTU por 15 anos; isenção do Imposto Sobre Serviço (ISS), inclusive das empreiteiras, pelo prazo de 6 anos; isenção de Imposto sobre Transmissão de Bens Imóveis (ITBI) por 15 anos, contados a partir de 2024; isenção de todas e quaisquer taxas instituídas pelo município, por 15 anos, a contar a partir da data de concessão da licença de instalação; isenção da outorga onerosa de alteração de uso (OAU), aplicável no ato da descaracterização das glebas rurais e caracterização urbana, aos proprietários das áreas rurais adquiridas pela Heineken.

            Além disso, o projeto dispõe sobre aplicação de incentivos fiscais sob condição de isonomia, em caso de o município conceder incentivos diferenciados a outros empreendimentos do setor; restituição de 50% da quota do ICMS por ela recolhido e destinado ao município a partir da data de início de suas operações e, por tempo suficiente até que a restituição atinja o montante investido de R$ 26 milhões.

            Outros benefícios preveem concessão parcial do direito de uso do espaço e infraestruturas junto à estação de captação de bombeamento primário de água do SAAE; concessão parcial do direito de uso do espaço e infraestruturas junto à estação elevatória de bombeamento secundária de água do SAAE.

Câmara inicia discussão dos incentivos  para  Heineken

© 2019 Câmara Municipal de Passos
Todos os direitos resevados.