Notícias

Dr. José Roberto quer soma de esforços para conseguir campus da UFMG

24 de Abril de 2006

         O presidente da Câmara Municipal, vereador dr. José Roberto Bernardes, está propondo ao prefeito Ataíde Vilela a união de esforços, para conseguir a implantação em Passos de um campus da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). A possibilidade de criação de um campus na região tornou-se concreta no início da semana, por conta de um termo de cooperação assinado entre a Universidade e Furnas Centrais Elétricas, pelo qual a empresa se compromete a dar infra-estrutura à UFMG para a abertura de cursos no Sudoeste do Estado.
            O vereador dr. José Roberto procurou o chefe do Executivo, sugerindo uma ação que envolva todos os segmentos da comunidade, buscando assegurar para a cidade a implantação do campus. Audiências com a direção de Furnas, no Rio de Janeiro, e com a reitoria da UFMG, em Belo Horizonte, devem ser agendadas para os próximos dias.
            Pelo convênio com Furnas, a UFMG pretende implantar na região os cursos nas áreas de Engenharia, Matemática, Biologia e Ciência da Computação. De acordo o reitor, Ronaldo Tadeu Pena, existe a disponibilidade da instituição para a criação de cursos de graduação, especialização, mestrado e doutorado, devendo este ser o primeiro passo para o processo de interiorização da Universidade.
            O termo de cooperação foi assinado no início da semana, na capital mineira, entre o reitor e o presidente de Furnas, José Pedro Rodrigues de Oliveira, prevendo o intercâmbio educacional, técnico e cientifico entre as duas instituições. “No futuro veremos que essa cerimônia representou o início de novos rumos para a Engenharia no Estado de Minas Gerais”, disse João Pedro. “Temos cursos já aprovados que podem ser implementados mais rapidamente”, anunciou o reitor, lembrando da necessidade dos novos projetos serem aprovados pela congregação dos departamentos da UFMG e pelo Ministério da Educação.
Para o presidente da Câmara Municipal, o convênio abre caminho para virar a realidade o sonho de Passos ter uma universidade federal. “A cidade tem infra-estrutura, está bem próxima da hidrelétrica, tem histórico educacional, não podemos perder essa oportunidade”, afirma. Segundo ele, seria um grande atalho para o sonho da federal, pois a federalização da Fundação de Ensino Superior de Passos (Fesp) – como se discute desde o início do ano – ficou distante depois das dificuldades colocadas pelo ministro da Educação.
 
A possibilidade de encampação da Fesp pela Universidade Federal de Uberlândia, segundo dr. José Roberto, também cogitada, ficou complicada depois de a UFU ter informado que vai dar prioridade è encampação da Fundação de Ituiutaba – pois o processo entrou primeiro.
Ainda segundo o presidente da Câmara, a criação do campus com o apoio de Furnas poderia representar o acerto de um passivo que a empresa tem para com Passos, desde a época da construção das primeiras barragens. “Na construção da Usina Mascarenhas de Morais (Peixotos), perdemos muitas das nossas melhores terras férteis, na construção de Furnas Passos perdeu depois sem maiores explicações a sede da empresa, que funcionava aqui e foi levada para o Rio de Janeiro no início dos anos 70”.
Segundo dr. José Roberto, é a grande chance que a cidade não pode perder, num momento em que o governo incentiva a ampliação das federais. “A Universidade Federal de Itajubá, por exemplo, está adiantada num convênio com a Vale do Rio Doce, que prevê a criação de cursos na cidade de Itabira, na área de metalurgia”, informou.
 
 
SDLP/jpe
073/2006
22/04/06

© 2019 Câmara Municipal de Passos
Todos os direitos resevados.