Notícias

PJ em oficina com Atenção Primária discute Saúde Mental nos PSFs

20 de Maio de 2022
PJ em oficina com Atenção Primária discute Saúde Mental nos PSFs

           Dando continuidade nas atividades desenvolvidas pelo Parlamento Jovem de Minas na tarde de ontem (18), foi convidada para palestrar a coordenadora da Atenção Primária do município Clarissa Carneiro Leão Batista que contou sobre a história do SUS, os princípios do Sistema Único de Saúde até a sua execução, falou da importância dos Agentes Comunitários de Saúde e ainda citou os 36 anos do SUS completados no dia anterior (17 de maio).

           Também esteve presente a psicóloga Samy Mayra Carvalho Silva do NASF - Núcleo de Saúde da Família , para responder as dúvidas e aos questionamentos dos jovens agregando mais conhecimento ao tema do projeto deste ano - “ Saúde Mental do Jovem”.

            A cada ano, um tema de relevância social e do interesse dos jovens é trabalhado por meio de diversas atividades de estudo, debates e deliberação que permitem a vivência. Nas oficinas, geralmente são convidados especialistas no tema da edição para falarem aos estudantes do ensino médio.

            O projeto é estruturado em etapas municipais, regionais e a etapa estadual, realizada em Belo Horizonte, quando ocorre a conclusão dos trabalhos. Ao longo de todo o ano, a temática é trabalhada em diversos tipos de atividades e dinâmicas. Os coordenadores do projeto Aline Macedo (PL), Michael Silveira (PP) e o servidor Vinícius Muzetti estimulam e acompanham todo crescimento dos jovens, em termos de consciência sobre a política em discussão e sobre o protagonismo que eles mesmos podem exercer.

            O que foi apresentado na oficina é de grande valia para a construção das propostas que serão levadas á Plenária Regional na próxima etapa do projeto, podendo se tornar um projeto de lei estadual e municipal. Assim estimulando a formação política e cidadã dos estudantes dos ensinos médio, por meio de atividades que os levem a compreender melhor a organização dos Poderes, especialmente do Legislativo, e a importância da participação popular no Parlamento.

© 2019 Câmara Municipal de Passos
Todos os direitos resevados.