Notícias

Artistas defendem lei de incentivo à Cultura

06 de Maio de 2022
Artistas defendem lei de incentivo à Cultura

            A situação da Cultura em Passos esteve em debate hoje (5 de maio) na Câmara Municipal de Passos, através da Comissão de Administração   Pública e Políticas Urbana e Rural, que reuniu artistas, produtores culturais e membros do Conselho Municipal de Política Cultural num encontro com o objetivo de levantar demandas e propostas de valorização e fomento ao setor. A reunião foi coordenada pelo presidente da Comissão, vereador Plínio Andrade, e contou com a participação do secretário municipal de Cultura e Patrimônio, Denilson Reis.

            Nas falas ficaram evidenciados a necessidade de ser adotado um plano municipal de cultura e uma lei de incentivo. O secretário Denilson revelou que a proposta de lei está em elaboração. O vereador Plínio sugeriu que os artistas sejam convidados a participar na discussão da proposta que deve ser enviada à Câmara.

            O produtor Felipe Terra defendeu que é fundamental que a Secretaria de Cultura mantenha canal de diálogo permanente com a classe cultural. Disse também ser importante que todos os projetos de um calendário tenham  garantia de continuidade mesmo quando da troca de prefeitos. O produtor Tasso Pereira Lopes, por sua vez, defendeu a necessidade de que os espaços culturais funcione efetivamente sem serem vítimas do abandono.

            O presidente da Câmara, Alex Bueno, destacou a importância do setor ter um calendário oficial. A vereadora Aline Macedo defendeu que emendas impositivas ao Orçamento beneficiem a Cultura. Na opinião do vereador Michael Silveira, a Cultura tem que ser trabalhada de forma isonômica para todos os artistas.

            Para o vereador Plínio, a lei municipal de incentivo à Cultura será um passo importante, na medida em que vai garantir recursos financeiros possibilitando a abertura de editais com os artistas apresentando projetos, na viabilização de oficinas, formação de novos atores, entre outros benefícios. Segundo ele, foi pedido ao secretário Denilson que o esboço da lei seja apresentado até a segunda quinzena de maio, de forma a garantir um amplo debate.

            Plínio considerou o resultado do encontro positivo, destacando a presença de grande número de pessoas. Participaram também os vereadores Luis Carlos do Souto (Dentinho), Francisco Sena, Dirceu Soares e Gilmara Oliveira.

Artistas defendem lei de incentivo à Cultura Artistas defendem lei de incentivo à Cultura Artistas defendem lei de incentivo à Cultura Artistas defendem lei de incentivo à Cultura

© 2019 Câmara Municipal de Passos
Todos os direitos resevados.